28 outubro 2010

INFRAESTRUTURA RECONSTRÓI RUAS COM RECURSOS PRÓPRIOS

Patrol, retroescavadeira, caçambas. Estas são as ferramentas utilizadas pela Secretaria da Infraestrutura do município de São Cristóvão, que através de recursos próprios da Prefeitura Municipal, mantêm operários trabalhando na abertura de vias, recuperação de estradas, e pavimentação das ruas de loteamentos e povoados.
No loteamento Cantinho do Céu, o trabalho é focado na limpeza das ruas, aplicação de piçarra e ampliação da rede de iluminação pública, onde muitas lâmpadas, fios e braços de luz serão trocados. Além, da abertura da estrada que dá acesso ao povoado Cabrita, que permaneceu quase uma década intransitável.
“Há mais de oito anos que foram passadas máquinas nestas ruas, deixando-as em estado de erosão, devido às chuvas”, informou o secretário da Infraestrutura, Marcos Souza.
No conjunto Tijuquinha, as obras continuam. Neste local, está sendo realizada a recuperação da pavimentação nas ruas São Lázaro e São José e mais duas ruas receberão o serviço de drenagem, que será iniciado em breve.
Outro povoado também está sendo contemplado com os serviços de infraestrutura, o Umbaubá, a situação das estradas se agravou após a forte chuva no dia oito de abril, que deixou diversos danos tanto nos povoados, como na sede do município, através da cheia do Rio Paramopama, contabilizados pela Defesa Civil Municipal.
Lá a conseqüência da chuva foi o fechamento da estrada que dava acesso a uma das entradas, onde foi preciso criar um desvio para o trânsito no local. A Infraestrutura realizou a recuperação da estrada que a chuva arrastou e em breve será aplicada a piçarra naquela estrada, para futuramente receber a pavimentação.
As ruas do Povoado Recanto dos Pássaros também estão recebendo reparos. Após o abandono das gestões anteriores, as chuvas de inverno deixaram as vias sem acessibilidade. “A Infraestrutura está realizando a reabertura das ruas neste povoado, além da limpeza, nivelamento e colocação de piçarra”, informou o secretário.
O município de São Cristóvão se transformou num canteiro de obras. Na sede e nos povoados mais distantes, as iniciativas que não foram tomadas pelas gestões anteriores estão sendo postas em prática aos poucos, onde 90% das obras são realizadas com os recursos próprios da Prefeitura Municipal, levando urbanização e melhor qualidade de vida à comunidade sancristovense.

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos