25 outubro 2010

PMSC PROMOVERÁ APOIO LOGÍSTICO ÀS ELEIÇÕES DE CONSELHEIROS TUTELARES

A eleição para Conselheiro Tutelar deste ano, no município de São Cristóvão, traz uma inovação, a utilização da urna eletrônica, que além de assegurar a idoneidade do pleito, deve agilizar o processo através da tecnologia. O pleito contará com o apoio logístico da PMSC, que deve divulgar as eleições.

Ao todo 34 pessoas fizeram a inscrição para concorrer ao pleito, mas permanecem apenas 33 candidatos. Segundo a secretaria da Casa dos Conselhos, Adriana Lima de Jesus, responsável pelas atas dos encontros, a data do pleito ainda não foi definida, mas uma série de orientações foi transmitida aos candidatos.

Na última sexta-feira, 22, o promotor público, Fábio Pinheiro, recebeu os candidatos e os membros da comissão eleitoral, composta por cinco representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A reunião serviu para definir a data da eleição e passar orientações sobre a campanha eleitoral.

Eleitor

Para participar da votação, o eleitor deverá portar o título de eleitor junto a um outro documento de identificação com foto. Os eleitores poderão votar em até cinco candidatos. Durante a reunião com o promotor ficou decidido, que o pleito ocorrerá num dia de domingo, no horário das 8h às 17h, sendo que na sede do município, acontece no Colégio Municipal Gina Franco ( SESI) e no Conjunto Eduardo Gomes,será no Colégio Estadual Glorita Portugal.

Fábio Pinheiro informou também, que os candidatos poderão iniciar suas campanhas após a eleição presidencial. A campanha terá duração de 15 dias, e podem ser utilizados faixas, santinhos e recursos da web. No dia da eleição, os candidatos poderão oferecer transporte para até 15 pessoas por veículo.

O promotor espera que, no máximo, em dezembro, o município de São Cristóvão tenha um novo quadro de Conselheiros Tutelares, que devem tomar posse em janeiro. Cada conselheiro eleito terá um suplente. No próximo dia 28, o promotor se reunirá com os fiscais.


Texto: Yara Santos
Foto: Internet