07 outubro 2010

PETI DE SÃO CRISTÓVÃO FILMA VÍDEO-DOCUMENTÁRIO

O PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- desenvolvido em São Cristóvão, através da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, está filmando um vídeo-documentário sobre a metodologia aplicada no município que apresenta resultados positivos na atual gestão municipal.
Reconhecido pela Coordenação estadual do programa, o Peti de São Cristóvão terá destaque no dia 18 de outubro, no auditório da SEIDES- Secretaria de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, quando coordenadores, assistentes sociais e educadores do município poderão apresentar o vídeo e seus respectivos depoimentos, que revelarão a vivência destes profissionais atuantes no Peti, em diversos povoados, a exemplo da Cabrita, Aldeia e Parque Santa Rita.
Para a gravação do vídeo-documentário, foi formada uma equipe eclética, contando com coordenadores, educadores, oficineiros, jornalistas, familiares dos adolescentes, além da comunidade que acompanhou as filmagens.
As filmagens coincidiram com a programação da Semana da Criança realizada pela Coordenação municipal do PETI nos diversos povoados e na sede, levando a trupe do Palhaço Tiririca, que realizou brincadeiras, jogos, promovendo a interação entre os educadores e as crianças.
As filmagens estão sendo realizadas pelo cinegrafista Edson Souza e sua equipe da empresa Objetivo Estúdio e a cada tape, novos talentos são revelados, o que poderá ser comprovado na atuação da educadora Simone, que atuará no enredo do vídeo, aberto através de uma esquete, onde deve interagir com a jornalista e atriz, Alina Tourinho, convidada especialmente para atuar no vídeo.
Os depoimentos revelam a seriedade com que tem sido desenvolvida a erradicação do trabalho infantil no município, garantindo a muitas crianças, o direito à infância.
As gravações que tiveram início na terça-feira, 05, prosseguem até esta sexta-feira, 08, no PETI da sede de São Cristóvão.
As filmagens mostrarão as oficinas de cidadania, desenvolvida para fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos adolescentes; as oficinas de artes têm revelado talentos e deixado orgulhosos os próprios adolescentes e seus familiares que passam a compreender a expressão artística das crianças.
O documentário foi um significativo presente a todos os que se doaram de corpo e alma às gravações, na tentativa de mostrar o resultado de um trabalho realizado com dedicação. “o educador social é aquele que crê para vê, porque nós costumamos acreditar e trabalhar com os educandos para ver o resultado depois”, disse a educadora Marília Custódio.
Texto e Foto: Yara Santos