20 outubro 2010

PARCERIA ENTRE PREFEITURA, ESTADO E SENAC PROMOVE CURSO DE CORTE E COSTURA PARA A COMUNIDADE SANCRISTOVENSE


Na tarde da última terça-feira, 19, foi realizada a primeira reunião do Curso de Corte e Costura, promovido no município de São Cristóvão, através da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, do Governo do Estado e SENAC, viabilizando qualificação e certificados com reconhecimento nacional.
Oferecendo 20 vagas para participantes com idades a partir dos 16 anos e com ensino fundamental completo, o curso terá a duração de 42 dias, com encontros diários de segunda à sexta, das 13:30h às 17:30h, e será ministrado no Peti da sede de São Cristóvão.
Animadas para aprender a cortar e costurar, a turma compareceu em sua maioria, já com entusiasmo para dar formas às peças, mas o primeiro encontro serviu para o esclarecimento das regras para a participação do curso, abordando questões como freqüência, notas e dedicação.
A coordenadora do Curso de Senac, a analista de Formação Profissional Jr., Elizabete Vasconcelos, explicou que para permanecer no curso não serão permitidas 3 faltas seguidas e cada uma delas deve ser justificada através de atestado; a primeira disciplina, Qualidade na Prestação de Serviço, não permite faltas, pois possui apenas 10 horas, sendo Técnica de Corte e Costura, a disciplina com maior número de horas, 158. E a media mínima para a aprovação são ‘6’.
A professora do curso, Maria Augusta Batista de Santana, conversou com a turma e ouviu muitos dos anseios dos participantes, dentre os quais existem pessoas que nunca costuraram e outras que querem aprimorar as técnicas, a exemplo do estilista Nelson Valentin, conhecido pelos desenhos luxuosos. “Cada um deve aprender e continuar se especializando. Todas as peças produzidas durante o curso servirão de avaliação dos participantes, por isso, serão guardadas”, disse a professora.
Dona Augusta, como é chamada a professora, explicou, também, que os participantes aprenderão o perfil, o papel do costureiro, conhecer tecidos e modelar no papel. “Na minha época, aprendi a costurar no papel, onde fazia as costuras que nem sempre ficavam boas por causa da falta de caimento, mas hoje, o tecido facilita tudo. Cada um tem uma velocidade de aprendizagem, por isso quero que ao invés de perguntar ao colega, pergunte a mim, que estou aqui para esclarecer todas as dúvidas”, complementou.
O Curso é resultado de parcerias do Município com o Estado e, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social abriu as inscrições, promoveu o espaço onde será realizado o curso. “As 20 vagas foram destinadas às pessoas da nossa comunidade com mais de 16 anos, que tenham a partir do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a geração de emprego e renda, utilizando maquinário simples, sendo que o Estado entra com o recurso e o Município com a logística. Os interessados em participar de um próximo curso deverão esperar o Corte e Costura acabar. Além deste curso, a Secretaria de Inclusão promoveu o de Garçom e Rececionista, preparando diversos jovens para o mercado de trabalho”, disse o diretor administrativo da Secretaria da Inclusão Social, Márcio Siqueira. O Curso de Corte e Costura deve durar até o dia 17 de dezembro.


Texto e Foto: Yara Santos