20 outubro 2010

DIA DA CONCILIAÇÃO RECEBE APOIO DA PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO

A 12ª Delegacia Metropolitana de São Cristóvão realizou nesta manhã, 20, o II Dia da Conciliação, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal e a aderência de mais de 95% dos casos registrados na Delegacia. O primeiro mutirão foi realizado em Junho desse ano.

O Mutirão da Conciliação é uma iniciativa da Delegacia de São Cristóvão que contou, também, com o apoio Defensoria Pública do Estado, do Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Universidade Tiradentes, instituição que concedeu a participação dos estagiários em Direito, para a aceleração do processo de conciliação.

De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, foram atendidas mais de 100 pessoas, com 95% de resolutividade. “Foram solucionados problemas como invasão de patrimônio, agressões físicas, ofensas verbais, incentivando uma cultura de paz e convocando o cidadão para ser protagonista da solução dos problemas”, explicou o delegado.

A Delegacia reserva dois dias na semana para a tentativa de conciliação. Após o boletim de ocorrência (B.O.) registrado, as partes são intimadas a comparecerem e tentar chegar a um acordo. Ronaldo Marinho explicou que existe também a participação do delegado Alexandre Pires, da 6ª Delegacia, localizada no Conjunto Rosa Elze.
O secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Cristóvão, Valdione Sá, informou que Município entra com a contrapartida da logística, divulgação interna, carros de som e demais meio de mobilização. “A Prefeitura Municipal fica feliz de ver a fórmula nova encontrada pela Delegacia para gerar conciliação entre as pessoas. A maioria dos pequenos caos é solucionado, mantendo a sociedade unida. De inimigos, saem amigos, sem precisar constituir advogados ou qualquer outro transtorno, o que representa um alívio para todos”, disse o secretário.
O delegado Ronaldo Marinho analisou positivo o resultado dessa segunda edição do mutirão e informa que a terceira será em janeiro de 2011.
Texto e Foto: Yara Santos