28 outubro 2010

AGENTES DE SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO SÃO CAPACITADOS SOBRE USO DE ÁLCOOL E DROGAS

Visando prevenir toda a sociedade sobre os malefícios causados pelo uso do álcool e outras drogas, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Saúde está realizando um curso de capacitação para os agentes de saúde. Iniciado ontem a tarde, 27, no centro de fisioterapia, sede, o curso que tem duração de três dias, possibilitará ao agente fácil reconhecimento de um usuário de drogas.
Segundo Joelia Gouveia, coordenadora de atenção básica da SMS, o agente é de fundamental importância no combate desse mal que vem causando muita tristeza nas famílias sancristovenses. “Os agentes de saúde transitam diariamente pela cidade, muitas vezes, sua relação com as famílias é de muita intimidade. O que facilita a identificação de caso de dependência química avançada ou até mesmo seu início, por isso a necessidade em capacitar esse profissional” explica.
Para garantir que todos os profissionais participem da capacitação a coordenação montou um cronograma diversificado. Divididos em oito turmas, os agentes receberão as aulas no centro de fisioterapia Raimundo Aragão, Unidade de Saúde Mª José Figueroa e sede da Covisa. A capacitação segue até o dia 12 de dezembro.
Medida
A Prefeitura vem trabalhando arduamente para combater o uso de entorpecentes no município. Palestras, panfletagens e a te mesmo blitz educativas estão sendo realizadas constantemente. Para o Prefeito Alex Rocha a droga, especificamente o crack, é o pior mal do século, pois além de fazer mal ao usuário ela consegue atingir toda a família.
Em setembro foi lançado pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Creas, em parceria com as demais secretarias e o poder judiciário, o Plano de Combate ao uso do álcool e outras drogas, com enfoque no crack. Além do lançamento, foi criado também um grupo de narcóticos, que dará apoio as pessoas que já passaram, pelo processo de desintoxicação.

Texto: Grazziele Santos