29 outubro 2010

CINE SESI CULTURAL SUPERA EXPECTATIVA DE PÚBLICO EM SÃO CRISTÓVÃO

Praça cheia, friozinho na barriga, iluminação especial, tela de 12 x 5 metros, projetor de 35 mm, 500 cadeiras, muita gente sentada e em pé e 18 kg gratuitos de pipoca. É o Cine Sesi Cultural que chegou em São Cristóvão e fica na cidade até o sábado, 30, exibindo curtas e longas-metragens.

O tapete vermelho transformou a Praça da Matriz num verdadeiro cinema a céu aberto, prestigiado pela população sancristovense, superando a expectativa de público da produção do evento que viaja por todo o Brasil e aportou em São Cristóvão, endereço certo do sucesso da proposta.

Na quinta-feira, 28, a programação foi aberta com a apresentação da companhia de dança Mona Chica, com o espetáculo de hip hop ‘Street Crazy’. Os integrantes apresentaram dois shows, o primeiro inspirado no rei do pop, Michael Jackson e, em seguida, uma marcha funk, ao som Chris Browm e Usher, repleta de passos aéreos e giros de 360 graus, levando o público juvenil e adulto, à loucura.

Ao final da apresentação do grupo sancristovense, a produtora executiva do projeto, a pernambucana, Mery Lemos, saudou o público presente e dedicou a sessão aos antigos projetistas do município, os senhores Milton Cego e Roberto.

A criançada e os adultos garantiram suas pipocas e sentaram para assistir aos filmes. Vindos dos diversos pontos do município, cerca de mil pessoas assistiram na noite da quinta-feira, ao curta ‘Os Filmes que eu não Fiz’, que arrancou gargalhadas com as pequenas histórias sobre um côver baiano de Elvis Presley, que após um acidente climático, acorda num hospital e descobre que o rei do rock não existiu, passando a ser o próprio, por isso ‘Zelvis não morreu’; e a dramaturgia do ‘Maria Louca da Padaria’, comovendo a população que reagia aos estímulos, com suspiros e palmas.

O longa-metragem brasileiro ‘Se Eu Fosse Você 2’ concentrou o público que estava sentado e em pé, em torno da troca de corpos dos personagens de Gloria Pires e Tony Ramos.

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, promove durante os três dias do projeto, a estrutura logística necessária para a realização do Cine Sesi Cultural, oferecendo vigilantes, seguranças, cadeiras, cobertura jornalística do evento, e a disposição do Gabinete do Prefeito, através da ASCOM, órgão de Assessoria de Comunicação.

As sessões estão acontecendo à noite, a partir das 18:30h na Praça da Matriz, com 500 cadeiras, chegue no horário ou garanta o seu lugar levando um banquinho.


Pipoca de graça

As sessões têm início às 18:30h, a partir deste horário, crianças e adultos já podem entrar na fila e garantir a pipoca. A responsável é Maria Edileuza de Jesus, que revelou o cálculo para os três dias de evento. “Junto com a produção do evento, calculamos uma quantidade de pipoca para o público, sendo 500 cadeiras, estimamos 700 pacotes por dia, mas se oferecêssemos 5mil, não sobraria nenhum. São 18 kg de milho para pipoca, o que deve gerar em torno de 2.100 pacotes gratuitos”, explicou.


Projovem

O educador e oficineiro do Projovem, Edvanilson Conceição de Andrade, somou-se ao projeto, junto com os jovens que se predispuseram a apoiar o Cine Sesi Cultural. “Perguntei quem gostaria de participar do projeto, ajudando na estrutura e todos quiseram. Vieram cinco, sendo quatro rapazes e uma menina, com idades a partir dos 15 anos: Felipe, Wallace, Marcos Vinícius, Danrley e Daiane, mas se eu deixasse, todos gostariam de ajudar, por isso os dividi durante os três dias, então eles poderão assistir aos filmes e apoiar a equipe da produção”, informou o educador conhecido popularmente como Laconga.


Companhia Mona Chica

Existente há dois anos, a companhia de dança moderna e contemporânea, conta com a direção de Mirela Monteiro, que empresta sua própria casa como sede. “Como a Companhia, ainda, não tem uma sede própria, fica endereçada na minha casa, localizada no Alto da Divineia, Rua Gileno Barreto, n° 15, sendo que os ensaios ocorrem aos sábados e domingos, no Colégio Gaspar Lourenço”, informou a diretora.

O instrutor de dança do grupo, José Carlos dos Santos, 23, explica que para participar é preciso que o jovem seja disciplinado, estudioso e passe na avaliação feita pelo professor de dança. O grupo é composto por 14 jovens, com idades entre 12 e 23 anos, que já se apresentaram em diversas cidades do estado (Laranjeiras, Estância, Aracaju), e em outros estados como a Bahia.


Escreva na agenda (A partir das 18:30h)

Sexta-feira (29/10) - Câmara Viajante

Pequenas Histórias

Sábado (30/10)- Josué e o Pé de Macaxeira

A Era do Gelo 3

Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos