29 outubro 2010

SAÚDE INICIA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Na próxima quarta-feira, 03, será dado início na quarta cidade mais antiga do país o mais novo programa de saúde, o Saúde na Escola, patrocinado pelo Governo Federal, e realizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio das Secretarias da Saúde e Educação. O objetivo é promover a assistência médica, prevenindo doenças e esclarecendo temas como a gravidez na adolescência, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

O PSE contemplou 10 escolas municipais, que serão acompanhadas mensalmente pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), formado por um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e um agente de saúde, sendo uma equipe para cada unidade.

Segundo a coordenadora de atenção básica do município, Joelia Gouveia, antes de dar início ao programa, todas as escolas são visitadas pelas equipes de PSF responsável, elas verificam o que cada escola precisa e monta seu cronograma de atividades.

“Cada escola trabalha com uma faixa etária diferente, as atividades serão montadas de acordo com as necessidades de cada instituição. Nosso intuito é fazer uma visita ao mês, aplicando sempre atividades focadas nas necessidades do instituto” explica.

Saúde

O Programa Saúde na Escola foi lançado em setembro de 2008, e é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. Como forma de reforçar a prevenção à saúde dos alunos construindo também uma cultura de paz nas escolas, o PSE proporcionará aos alunos uma avaliação das condições da saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.

Além da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz, através de palestras que abordará temas sobre gravidez na adolescência, consumo de drogas e álcool, hábitos de higiene, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção do meio ambiente.

Joelia informou ainda, que todo material será custeado pelo Ministério da Saúde, o que facilita a manutenção e expansão do programa no município. Com a verba a secretaria comprará um escovodrómo e futuramente dois veículos, para facilitar a locomoção das equipes. “A meta é expandir o programa, incentivando também a participação ativa dos pais dos alunos” completa a coordenadora.

A escola municipal Rute Dulce, localizada no Jardim Universitário, será uma das primeiras unidades a darem início ao programa. A visita está marcada para o próximo dia 03 de novembro.


Texto: Grazziele Santos

Foto: Internet