27 outubro 2010

LIRA SANCRISTOVENSE ALCANÇA 1º LUGAR NO CONCURSO ESTADUAL DE BANDAS E FANFARRAS

Criada durante a gestão do ex-prefeito, Paulo Correia, chamava-se ‘Lira Sancristovense João Batista Prado’, a atual Lira Sancristovense, que este ano conquistou o primeiro lugar no Concurso da Federação do Estado de Bandas e Fanfarras, na categoria ‘Banda Sinfônica’.
Regida pelo maestro José Fortunato da Silva, à frente da filarmônica há 20 anos, a Lira vem se destacando em cenário nacional desde o ano de 2001, quando disputou o concurso nacional de bandas e fanfarras, realizado pela confederação brasileira, alcançando o primeiro lugar.
No currículo, além das premiações acima, a Lira traz a conquista do primeiro lugar do concurso estadual de bandas e fanfarras nos anos de 2007 e 2008.
A filarmônica pertenceu a Prefeitura Municipal de São Cristóvão desde a sua criação, até que foi formada a Associação Filarmônica Lira Sancristovense (AFLS), à qual está diretamente ligada, mas sempre conservando o apoio da administração municipal.
Atualmente, possui 40 componentes, entre homens e mulheres. Funcionando de segunda à sexta no período da manhã e tarde, a AFLS oferece aulas de teoria musical e instrumental, ministradas pelo regente assistente, José Marcos de Andrade; professor, Manoel Messias de Andrade; e pelo maestro, José Fortunato da Silva, onde através dessa oportunidade muitos músicos são formados.
“Alguns dos estudantes da escola já participam da lira, mas até que estejam preparados, tocando, lendo partituras, ficam estudando”, detalhou o maestro.
Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de São Cristóvão, a Lira Sancristovense é importante para a quarta cidade mais antiga do país, que comemora as datas significativas sempre ao som da filarmônica, a exemplo da conquista do título de ‘Patrimônio da Humanidade’, concedido pela UNESCO à Praça São Francisco; a abertura do desfile cívico no 7 de Setembro; eventos do calendário da administração municipal e até em projetos de cunho cultural que visitam a cidade e são engrandecidos com a participação da filarmônica.
No próximo sábado, 30, a campeã lira sancristovense fará uma retreta na Praça da Matriz, a qual servirá de abertura do Projeto Cine Sesi Cultural, que visita a cidade e conta com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de São Cristóvão para a sua realização.


Texto: Yara Santos
Foto arquivo: Grazziele Santos