"A leitura é o primeiro passo para a criança adquirir conhecimento”. Essas são as palavras da formadora da Comunidade Educativa Cedac, Fernanda Silveira, que durante dois anos esteve à frente do projeto encontro de leitura, promovido por meio da parceria firmada entre Prefeitura Municipal de São Cristóvão e Natura Cosméticos. O curso direcionado aos educadores municipais do ensino infantil (crianças de 04 a 05 anos), encerrado ontem a tarde, 21, possibilitou alargar os conhecimentos de professores, que muitas vezes, já estavam habituados em contar histórias e não ler as histórias.
Fernanda explica que o objetivo do curso, este alcançado com louvor no município, é mostrar aos professores novas formas de leitura, incentivando não apenas aos educadores, mas também, despertando nas crianças e nos próprios pais o prazer proporcionado pelo hábito diário da leitura. “No curso nós ensinamos aos professores a ler de uma forma diferente, pois muitos estão acostumados a contar história, e de tanto contar a mesma história eles acabam não lendo o livro, refletindo o mau hábito nos pequenos” completou.
Iniciado em 2007, o projeto encontro de leitura faz parte do programa Natura Crer para Ver, que já beneficiou 40 municípios espalhados por todo o território brasileiro, qualificando mais de três mil profissionais. Cada edição contempla 20 cidades. Contemplada a pouco mais de dois meses com o título de patrimônio da humanidade, São Cristóvão foi a única cidade escolhida de Sergipe para participar do projeto.
A segunda edição, além de São Cristóvão, premiou mais duas cidades do nordeste, Ilhéus (BA) e Ceará Mirim (RN). Segundo Celma Souza, coordenadora pedagógica e responsável pelo curso no município, o interessante da capacitação não são as diferentes formas de interpretar os contos, mas a integração dos pais à escola.
“Depois que demos início as dicas ensinadas no curso, muitos pais de alunos nos procuraram e até pegaram livros emprestados para ler junto com seus filhos em casa. O resultado disso é impagável, pois o desempenho das crianças aumentou muito” confessa.
O programa
Não existe uma regra para a cidade participar do projeto, mas é necessário que o município esteja disposto a receber a equipe e assim arcar com a logística do curso. De acordo com o secretário da educação, Morgan Prado, esse detalhe não foi empecilho para o município que sempre esteve de braços abertos para todas as iniciativas e parcerias que possam proporcionar o desenvolvimento da cidade.
Em São Cristóvão, foram inscritos mais de 80 profissionais. Cada escola de ensino infantil recebeu um kit composto por 70 exemplares literários e mais um kit de livros chamados de ‘circulantes’. “O kit do livro circulante, como nós chamamos, é formado por 20 exemplares de um mesmo livro. Eles são distribuídos aos alunos, que deixam de ser ouvintes e passam a acompanhar a leitura junto com os demais amiguinhos e a professora” esclarece Fernanda. Além dos livros doados para a escola os educadores também foram contemplados com cerca de 40 exemplares, para serem apreciados em caráter circulante.
Durante os encontros os profissionais aprenderam várias técnicas, bem como, a dar voz aos personagens. Contos, histórias em quadrinho, gibi, literatura infantil, revistas foram alguns dos materiais utilizados pelos participantes no decorrer do aprendizado. Dividido em seis encontros o curso de leitura elevou a auto-estima e propiciou aos participantes um momento único.
Todos os inscritos receberam certificado de 120h para os professores, 144h para os gestores e 168h para os coordenadores do curso, além de um presente exclusivo, enviado pela diretoria do programa. Morgan Prado informou também que o curso não acabou o que terminou foi essa etapa, a qual foi monitorada pela Natura e seus técnicos.
“Nós pretendemos dar continuidade as dinâmicas de grupo, fazendo com que esse aprendizado ultrapasse as fronteiras e perpetuem também no ensino fundamental e médio” disse.
Foto e texto: Grazziele Santos
Fernanda explica que o objetivo do curso, este alcançado com louvor no município, é mostrar aos professores novas formas de leitura, incentivando não apenas aos educadores, mas também, despertando nas crianças e nos próprios pais o prazer proporcionado pelo hábito diário da leitura. “No curso nós ensinamos aos professores a ler de uma forma diferente, pois muitos estão acostumados a contar história, e de tanto contar a mesma história eles acabam não lendo o livro, refletindo o mau hábito nos pequenos” completou.
Iniciado em 2007, o projeto encontro de leitura faz parte do programa Natura Crer para Ver, que já beneficiou 40 municípios espalhados por todo o território brasileiro, qualificando mais de três mil profissionais. Cada edição contempla 20 cidades. Contemplada a pouco mais de dois meses com o título de patrimônio da humanidade, São Cristóvão foi a única cidade escolhida de Sergipe para participar do projeto.
A segunda edição, além de São Cristóvão, premiou mais duas cidades do nordeste, Ilhéus (BA) e Ceará Mirim (RN). Segundo Celma Souza, coordenadora pedagógica e responsável pelo curso no município, o interessante da capacitação não são as diferentes formas de interpretar os contos, mas a integração dos pais à escola.
“Depois que demos início as dicas ensinadas no curso, muitos pais de alunos nos procuraram e até pegaram livros emprestados para ler junto com seus filhos em casa. O resultado disso é impagável, pois o desempenho das crianças aumentou muito” confessa.
O programa
Não existe uma regra para a cidade participar do projeto, mas é necessário que o município esteja disposto a receber a equipe e assim arcar com a logística do curso. De acordo com o secretário da educação, Morgan Prado, esse detalhe não foi empecilho para o município que sempre esteve de braços abertos para todas as iniciativas e parcerias que possam proporcionar o desenvolvimento da cidade.
Em São Cristóvão, foram inscritos mais de 80 profissionais. Cada escola de ensino infantil recebeu um kit composto por 70 exemplares literários e mais um kit de livros chamados de ‘circulantes’. “O kit do livro circulante, como nós chamamos, é formado por 20 exemplares de um mesmo livro. Eles são distribuídos aos alunos, que deixam de ser ouvintes e passam a acompanhar a leitura junto com os demais amiguinhos e a professora” esclarece Fernanda. Além dos livros doados para a escola os educadores também foram contemplados com cerca de 40 exemplares, para serem apreciados em caráter circulante.
Durante os encontros os profissionais aprenderam várias técnicas, bem como, a dar voz aos personagens. Contos, histórias em quadrinho, gibi, literatura infantil, revistas foram alguns dos materiais utilizados pelos participantes no decorrer do aprendizado. Dividido em seis encontros o curso de leitura elevou a auto-estima e propiciou aos participantes um momento único.
Todos os inscritos receberam certificado de 120h para os professores, 144h para os gestores e 168h para os coordenadores do curso, além de um presente exclusivo, enviado pela diretoria do programa. Morgan Prado informou também que o curso não acabou o que terminou foi essa etapa, a qual foi monitorada pela Natura e seus técnicos.
“Nós pretendemos dar continuidade as dinâmicas de grupo, fazendo com que esse aprendizado ultrapasse as fronteiras e perpetuem também no ensino fundamental e médio” disse.
Foto e texto: Grazziele Santos