22 outubro 2010

POLÍCIA MILITAR APRESENTA BATALHÃO E ENTREGA VIATURA AO MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom) apresentou uma viatura e uma tropa, composta por seis policiais do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial, que ficará responsável pelo policiamento no Centro Histórico da cidade de São Cristóvão, onde está localizada a Praça São Francisco, que recebeu a chancela de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
O Coronel Aelson Resende Rocha, secretário adjunto de Segurança Pública, disse que hoje é um dia de alegria para o órgão e os beneficiários. “Dia de alegria. Com muito esforço, o Coronel Pedroso, através do comando geral da PMSE, vem entregar uma viatura nova para o patrulhamento no município. Hoje é um dia especial para a população e para todos que preservam o patrimônio. O nosso compromisso é a segurança”, expressou.
O comandante geral da PMSE, coronel José Carlos Pedroso Assumpção, se pronunciou durante a solenidade, onde deixou claro que o evento foi simples, mas é resultado de grande empenho. “Estamos implementando o patrulhamento ostensivo na sede do município de São Cristóvão. Cada policial precisará conhecer a história do lugar, até para lidar com o fluxo turístico da cidade. Em breve, será inaugurado o Museu da Policia Militar, que está sendo reformado pelo atual Governo do estado”, disse.
Acompanhado por seu secretariado, o prefeito Alex Rocha, agradeceu pelo feito do órgão de segurança e revelou observar grande diferença da organização da PM atual em comparação ao passado. “São Cristóvão agradece a policia militar. Quem conheceu o órgão há oito anos, hoje, dá os parabéns pela organização. Participei de uma reunião com o secretário de segurança pública há cerca de 60 dias, onde tratamos sobre a segurança no município de São Cristóvão e, hoje, o resultado positivo daquele encontro revela o compromisso e a parceria do órgão com o município”, disse.
Estiveram presentes à solenidade, o secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel Aelson Resende Rocha; o Coronel José Carlos Pedroso Assumpção, comandante geral a PMSE; o prefeito do município, Alex Rocha e secretariado; tenente-coronel Jackson Nascimento, comandante do 1º BPCom; capitão Wildes Pereira Cruz, comandante da 1ª Cia/1º BPCom, entre outros militares civis.
O evento foi prestigiado, também, pela primeira-dama, Carolina Pereira; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho dos Correios; o vereador irmão Gibson; secretário chefe de Gabinete, Valdione Sá; secretário da Administração, Manoel Barros; secretário da Fazenda, Paulo Roberto; secretaria da Cultura, Aglaé Fontes; o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Juninho; o delegado da 12ª Delegacia Metropolitana, Ronaldo Marinho; e a presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Sergipe, Maria Edivan Carmo.

Policiamento Ostensivo
A iniciativa pretende promover a segurança nos sítios históricos, localizados na sede do município. O efetivo será distribuído na Rua do Rosário, Praça São Francisco, Praça da Matriz, Rua Messias Prado e área da igreja do Carmo e da Casa dos Ex-votos. Os policiais apresentaram novo fardamento. A patrulha ocorrerá no horário de 9h às 17h.
Conselho Comunitário
Presente à solenidade, a presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Sergipe, Maria Edivan Carmo, expressou interesse em promover a instalação do órgão no município de São Cristóvão. “O Conselho é composto pela população, que participa e ajuda no levantamento dos focos mais vulneráveis apresentando os principais problemas encontrados” explicou.


Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos