A Secretaria da Infraestrutura do Município de São Cristóvão, em virtude do Dia de Finados, 02 de novembro, fechou parceria com a Empresa Pisolar para a pintura da fachada do Cemitério Santo Antônio, localizado no Centro Histórico da cidade. O secretário da Infraestrutura, Marcos Souza, informou que toda a mão-de-obra e material serão concedidos pela Pisolar, em troca da concessão de um espaço para propaganda da empresa, no muro do cemitério. “A iniciativa da Secretaria foi em virtude do Dia de Finados, quando os familiares visitam o túmulo de seus parentes. A pintura deve deixar o local mais organizado”, explicou o secretário.
Na próxima quarta-feira, 03, será dado início na quarta cidade mais antiga do país o mais novo programa de saúde, o Saúde na Escola, patrocinado pelo Governo Federal, e realizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio das Secretarias da Saúde e Educação. O objetivo é promover a assistência médica, prevenindo doenças e esclarecendo temas como a gravidez na adolescência, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.
O PSE contemplou 10 escolas municipais, que serão acompanhadas mensalmente pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF), formado por um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem e um agente de saúde, sendo uma equipe para cada unidade.
Segundo a coordenadora de atenção básica do município, Joelia Gouveia, antes de dar início ao programa, todas as escolas são visitadas pelas equipes de PSF responsável, elas verificam o que cada escola precisa e monta seu cronograma de atividades.
“Cada escola trabalha com uma faixa etária diferente, as atividades serão montadas de acordo com as necessidades de cada instituição. Nosso intuito é fazer uma visita ao mês, aplicando sempre atividades focadas nas necessidades do instituto” explica.
Saúde
O Programa Saúde na Escola foi lançado em setembro de 2008, e é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. Como forma de reforçar a prevenção à saúde dos alunos construindo também uma cultura de paz nas escolas, o PSE proporcionará aos alunos uma avaliação das condições da saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante.
Além da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz, através de palestras que abordará temas sobre gravidez na adolescência, consumo de drogas e álcool, hábitos de higiene, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção do meio ambiente.
Joelia informou ainda, que todo material será custeado pelo Ministério da Saúde, o que facilita a manutenção e expansão do programa no município. Com a verba a secretaria comprará um escovodrómo e futuramente dois veículos, para facilitar a locomoção das equipes. “A meta é expandir o programa, incentivando também a participação ativa dos pais dos alunos” completa a coordenadora.
A escola municipal Rute Dulce, localizada no Jardim Universitário, será uma das primeiras unidades a darem início ao programa. A visita está marcada para o próximo dia 03 de novembro.
Praça cheia, friozinho na barriga, iluminação especial, tela de 12 x 5 metros, projetor de 35 mm, 500 cadeiras, muita gente sentada e em pé e 18 kg gratuitos de pipoca. É o Cine Sesi Cultural que chegou em São Cristóvão e fica na cidade até o sábado, 30, exibindo curtas e longas-metragens.
O tapete vermelho transformou a Praça da Matriz num verdadeiro cinema a céu aberto, prestigiado pela população sancristovense, superando a expectativa de público da produção do evento que viaja por todo o Brasil e aportou em São Cristóvão, endereço certo do sucesso da proposta.
Na quinta-feira, 28, a programação foi aberta com a apresentação da companhia de dança Mona Chica, com o espetáculo de hip hop ‘Street Crazy’. Os integrantes apresentaram dois shows, o primeiro inspirado no rei do pop, Michael Jackson e, em seguida, uma marcha funk, ao som Chris Browm e Usher, repleta de passos aéreos e giros de 360 graus, levando o público juvenil e adulto, à loucura.
Ao final da apresentação do grupo sancristovense, a produtora executiva do projeto, a pernambucana, Mery Lemos, saudou o público presente e dedicou a sessão aos antigos projetistas do município, os senhores Milton Cego e Roberto.
A criançada e os adultos garantiram suas pipocas e sentaram para assistir aos filmes. Vindos dos diversos pontos do município, cerca de mil pessoas assistiram na noite da quinta-feira, ao curta ‘Os Filmes que eu não Fiz’, que arrancou gargalhadas com as pequenas histórias sobre um côver baiano de Elvis Presley, que após um acidente climático, acorda num hospital e descobre que o rei do rock não existiu, passando a ser o próprio, por isso ‘Zelvis não morreu’; e a dramaturgia do ‘Maria Louca da Padaria’, comovendo a população que reagia aos estímulos, com suspiros e palmas.
O longa-metragem brasileiro ‘Se Eu Fosse Você 2’ concentrou o público que estava sentado e em pé, em torno da troca de corpos dos personagens de Gloria Pires e Tony Ramos.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, promove durante os três dias do projeto, a estrutura logística necessária para a realização do Cine Sesi Cultural, oferecendo vigilantes, seguranças, cadeiras, cobertura jornalística do evento, e a disposição do Gabinete do Prefeito, através da ASCOM, órgão de Assessoria de Comunicação.
As sessões estão acontecendo à noite, a partir das 18:30h na Praça da Matriz, com 500 cadeiras, chegue no horário ou garanta o seu lugar levando um banquinho.
Pipoca de graça
As sessões têm início às 18:30h, a partir deste horário, crianças e adultos já podem entrar na fila e garantir a pipoca. A responsável é Maria Edileuza de Jesus, que revelou o cálculo para os três dias de evento. “Junto com a produção do evento, calculamos uma quantidade de pipoca para o público, sendo 500 cadeiras, estimamos 700 pacotes por dia, mas se oferecêssemos 5mil, não sobraria nenhum. São 18 kg de milho para pipoca, o que deve gerar em torno de 2.100 pacotes gratuitos”, explicou.
Projovem
O educador e oficineiro do Projovem, Edvanilson Conceição de Andrade, somou-se ao projeto, junto com os jovens que se predispuseram a apoiar o Cine Sesi Cultural. “Perguntei quem gostaria de participar do projeto, ajudando na estrutura e todos quiseram. Vieram cinco, sendo quatro rapazes e uma menina, com idades a partir dos 15 anos: Felipe, Wallace, Marcos Vinícius, Danrley e Daiane, mas se eu deixasse, todos gostariam de ajudar, por isso os dividi durante os três dias, então eles poderão assistir aos filmes e apoiar a equipe da produção”, informou o educador conhecido popularmente como Laconga.
Companhia Mona Chica
Existente há dois anos, a companhia de dança moderna e contemporânea, conta com a direção de Mirela Monteiro, que empresta sua própria casa como sede. “Como a Companhia, ainda, não tem uma sede própria, fica endereçada na minha casa, localizada no Alto da Divineia, Rua Gileno Barreto, n° 15, sendo que os ensaios ocorrem aos sábados e domingos, no Colégio Gaspar Lourenço”, informou a diretora.
O instrutor de dança do grupo, José Carlos dos Santos, 23, explica que para participar é preciso que o jovem seja disciplinado, estudioso e passe na avaliação feita pelo professor de dança. O grupo é composto por 14 jovens, com idades entre 12 e 23 anos, que já se apresentaram em diversas cidades do estado (Laranjeiras, Estância, Aracaju), e em outros estados como a Bahia.
Escreva na agenda (A partir das 18:30h)
Sexta-feira (29/10) - Câmara Viajante
Pequenas Histórias
Sábado (30/10)- Josué e o Pé de Macaxeira
A Era do Gelo 3
Texto: Yara Santos Foto: Grazziele Santos
Patrol, retroescavadeira, caçambas. Estas são as ferramentas utilizadas pela Secretaria da Infraestrutura do município de São Cristóvão, que através de recursos próprios da Prefeitura Municipal, mantêm operários trabalhando na abertura de vias, recuperação de estradas, e pavimentação das ruas de loteamentos e povoados. No loteamento Cantinho do Céu, o trabalho é focado na limpeza das ruas, aplicação de piçarra e ampliação da rede de iluminação pública, onde muitas lâmpadas, fios e braços de luz serão trocados. Além, da abertura da estrada que dá acesso ao povoado Cabrita, que permaneceu quase uma década intransitável. “Há mais de oito anos que foram passadas máquinas nestas ruas, deixando-as em estado de erosão, devido às chuvas”, informou o secretário da Infraestrutura, Marcos Souza. No conjunto Tijuquinha, as obras continuam. Neste local, está sendo realizada a recuperação da pavimentação nas ruas São Lázaro e São José e mais duas ruas receberão o serviço de drenagem, que será iniciado em breve. Outro povoado também está sendo contemplado com os serviços de infraestrutura, o Umbaubá, a situação das estradas se agravou após a forte chuva no dia oito de abril, que deixou diversos danos tanto nos povoados, como na sede do município, através da cheia do Rio Paramopama, contabilizados pela Defesa Civil Municipal. Lá a conseqüência da chuva foi o fechamento da estrada que dava acesso a uma das entradas, onde foi preciso criar um desvio para o trânsito no local. A Infraestrutura realizou a recuperação da estrada que a chuva arrastou e em breve será aplicada a piçarra naquela estrada, para futuramente receber a pavimentação. As ruas do Povoado Recanto dos Pássaros também estão recebendo reparos. Após o abandono das gestões anteriores, as chuvas de inverno deixaram as vias sem acessibilidade. “A Infraestrutura está realizando a reabertura das ruas neste povoado, além da limpeza, nivelamento e colocação de piçarra”, informou o secretário. O município de São Cristóvão se transformou num canteiro de obras. Na sede e nos povoados mais distantes, as iniciativas que não foram tomadas pelas gestões anteriores estão sendo postas em prática aos poucos, onde 90% das obras são realizadas com os recursos próprios da Prefeitura Municipal, levando urbanização e melhor qualidade de vida à comunidade sancristovense.
Visando prevenir toda a sociedade sobre os malefícios causados pelo uso do álcool e outras drogas, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Saúde está realizando um curso de capacitação para os agentes de saúde. Iniciado ontem a tarde, 27, no centro de fisioterapia, sede, o curso que tem duração de três dias, possibilitará ao agente fácil reconhecimento de um usuário de drogas. Segundo Joelia Gouveia, coordenadora de atenção básica da SMS, o agente é de fundamental importância no combate desse mal que vem causando muita tristeza nas famílias sancristovenses. “Os agentes de saúde transitam diariamente pela cidade, muitas vezes, sua relação com as famílias é de muita intimidade. O que facilita a identificação de caso de dependência química avançada ou até mesmo seu início, por isso a necessidade em capacitar esse profissional” explica. Para garantir que todos os profissionais participem da capacitação a coordenação montou um cronograma diversificado. Divididos em oito turmas, os agentes receberão as aulas no centro de fisioterapia Raimundo Aragão, Unidade de Saúde Mª José Figueroa e sede da Covisa. A capacitação segue até o dia 12 de dezembro. Medida A Prefeitura vem trabalhando arduamente para combater o uso de entorpecentes no município. Palestras, panfletagens e a te mesmo blitz educativas estão sendo realizadas constantemente. Para o Prefeito Alex Rocha a droga, especificamente o crack, é o pior mal do século, pois além de fazer mal ao usuário ela consegue atingir toda a família. Em setembro foi lançado pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Creas, em parceria com as demais secretarias e o poder judiciário, o Plano de Combate ao uso do álcool e outras drogas, com enfoque no crack. Além do lançamento, foi criado também um grupo de narcóticos, que dará apoio as pessoas que já passaram, pelo processo de desintoxicação.
Na manhã de ontem, 26, representantes do Sindicato Municipal dos Servidores da Saúde de São Cristóvão reuniram-se com o Secretário da Saúde, Edmilson Brito, Secretário adjunto, Angelino Santos e o secretário Chefe de Gabinete, Valdione Sá, na Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão para negociar as reivindicações feitas pelo Sintasa, referente as condições de salário e o reajuste salarial.
Durante a reunião Edmilson Brito informou aos sindicalistas que a proposta da administração é de reajuste salarial em 5,5%, já a partir de 01 de novembro. Referente as condições de trabalho, que os servidores alegam motivo para paralisação,o secretário disse que está em pleno andamento as reformas das unidades de saúde do povoado Feijão e o posto Valadares, localizado na sede. Além, da retomada da reforma da unidade do povoado Cardoso, também será dado início as obras dos postos do Rosa Elze e Várzea Grande.
O secretário explicou que realmente houve um atraso nas obras das unidades, o que criou um desconforto não somente para os funcionários, mas também para a população. Já sobre a falta de medicamentos, Brito disse que a secretaria enfrentou problemas com a empresa licitada, mas que medidas já estão sendo tomadas para punir a mesma. Para solucionar a falta de remédio a secretaria fez empréstimo a outro município, até que a compra emergencial seja realizada.
“Infelizmente não temos muito recurso para suprir todas as unidades com equipamentos novos, mas aos poucos estamos providenciando” relata. Ao término da reunião, os representantes informaram que analisarão a proposta de reajuste salarial em assembléia para que decidam se acatarão ou não a proposta.
Criada durante a gestão do ex-prefeito, Paulo Correia, chamava-se ‘Lira Sancristovense João Batista Prado’, a atual Lira Sancristovense, que este ano conquistou o primeiro lugar no Concurso da Federação do Estado de Bandas e Fanfarras, na categoria ‘Banda Sinfônica’.
Regida pelo maestro José Fortunato da Silva, à frente da filarmônica há 20 anos, a Lira vem se destacando em cenário nacional desde o ano de 2001, quando disputou o concurso nacional de bandas e fanfarras, realizado pela confederação brasileira, alcançando o primeiro lugar.
No currículo, além das premiações acima, a Lira traz a conquista do primeiro lugar do concurso estadual de bandas e fanfarras nos anos de 2007 e 2008. A filarmônica pertenceu a Prefeitura Municipal de São Cristóvão desde a sua criação, até que foi formada a Associação Filarmônica Lira Sancristovense (AFLS), à qual está diretamente ligada, mas sempre conservando o apoio da administração municipal.
Atualmente, possui 40 componentes, entre homens e mulheres. Funcionando de segunda à sexta no período da manhã e tarde, a AFLS oferece aulas de teoria musical e instrumental, ministradas pelo regente assistente, José Marcos de Andrade; professor, Manoel Messias de Andrade; e pelo maestro, José Fortunato da Silva, onde através dessa oportunidade muitos músicos são formados. “Alguns dos estudantes da escola já participam da lira, mas até que estejam preparados, tocando, lendo partituras, ficam estudando”, detalhou o maestro. Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de São Cristóvão, a Lira Sancristovense é importante para a quarta cidade mais antiga do país, que comemora as datas significativas sempre ao som da filarmônica, a exemplo da conquista do título de ‘Patrimônio da Humanidade’, concedido pela UNESCO à Praça São Francisco; a abertura do desfile cívico no 7 de Setembro; eventos do calendário da administração municipal e até em projetos de cunho cultural que visitam a cidade e são engrandecidos com a participação da filarmônica. No próximo sábado, 30, a campeã lira sancristovense fará uma retreta na Praça da Matriz, a qual servirá de abertura do Projeto Cine Sesi Cultural, que visita a cidade e conta com o apoio logístico da Prefeitura Municipal de São Cristóvão para a sua realização.
“Nós estamos vivendo um novo tempo no turismo de São Cristóvão. Essa capacitação, a qualificação de vocês é apenas o início da mudança, que começa com vocês e finaliza no progresso da cidade”. Foi com essa frase de incentivo que o responsável pela coordenadoria de Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal de Sergipe (IFS), deu início a apresentação do novo curso de Monitores de Turismo. O curso é promovido graças a iniciativa da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, que através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o IFS, a Universidade Federal de Sergipe, o Iphan e o Sebrae estão disponibilizando a população, sem nenhum custo financeiro, o curso de monitor de turismo, que é considerado pelo coordenador como o primeiro passo para ingressar na área turística. Aberto para toda a comunidade, a procura pelo curso superou a expectativa da diretora de turismo, Silene Lazarito. Segundo a diretora foram ofertadas 30 vagas, mas a procura foi além do esperado, sendo necessário criar um cadastro reserva. “Até agora temos 72 pessoas inscritas no curso, ainda não sei como faremos para alocar todos eles, mas provavelmente teremos que abrir outra turma” falou contente. A idéia principal do curso é capacitar pessoas da comunidade para que eles, além de obterem conhecimento sobre o lugar onde vivem, possam gerar renda para o município e para si. Jaime Barros explicou aos participantes, que antigamente as pessoas viajavam para outros estados, como Minas Gerais e Pernambuco, para na verdade ver lá o que temos aqui. Agora com a conquista do título todo roteiro turístico passará por São Cristóvão, o que trará mais visitantes, que porventura gastarão e necessitarão de pessoas qualificadas, nesse caso, os monitores. O curso de monitor tem duração de sete semanas e será ministrado por professores capacitados das instituições parceiras. No final do curso, quando os alunos estiverem estagiando sofrerão avaliação para que os docentes verifiquem seus conhecimentos quanto ao que foi passado. No término haverá também a entrega de diploma, com total de 70 horas, o que testificará a autenticidade do curso. Patrimônio cultural, história do Brasil e Sergipe, segmentos turístico, bem como a utilização e importância do manuseio correto de folder a mapa também serão assuntos ministrados durante o curso. Mas, de acordo com a Professora Lílian (IFS) os alunos aprenderão tudo na prática, recebendo os turistas, visitando os locais. “Eles sentirão na pele o que faz e como é o trabalho de um monitor” disse. A função do monitor de turismo é auxiliar o guia de turismo, profissão regulamentada pelo Ministério do Turismo. “Ele é pessoa que orienta o visitante, levando-o até o guia, para que assim ele possa dar início ao passeio turístico. Digamos que o monitor seja o primeiro contato do turista, é ele quem dirá ao visitante onde encontrar o guia”, explicou Barroso.
Incentivo
Esse é o terceiro curso que a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo oferece a comunidade. Em 2009, cerca de 30 pessoas participaram do curso em excelência no atendimento ao turista. Logo após, foi ofertado o curso de organização em eventos, ambos ministrados pelo Senac. Além das diversas palestras e oficinas direcionadas aos temas de patrimônio material e imaterial. Segundo Silene a intenção da secretaria é em breve ofertar o curso de guia de turismo, para que assim o atendimento ao turista que chaga a bela cidade seja completo. O curso de monitor de turismo será ministrado na Casa do Iphan, sempre a partir das 14h.
A cidade patrimônio de Sergipe, São Cristóvão, receberá na próxima sexta-feira, 28, a 9° edição do Cine Sesi Cultural. O projeto, que circula desde 2002, já proporcionou o acesso à arte e cultura através da exibição de filmes a cerca de 2,8 milhões de pessoas de mais de 400 cidades do país. Desde o início do segundo semestre desse ano, o Cine Sesi Cultural vem premiando cerca de 132 municípios do interior dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Levando cinema de graça para 14 municípios de cada um desses estados, com exceção de Minas Gerais que teve apenas duas edições com 10 cidades cada.
HISTÓRICO
Em Minas Gerais, o projeto já passou por 50 cidades, entre 2007 e 2009 atingidos mais de 273 mil pessoas. Em Alagoas, o Cine Sesi teve sua primeira versão em 2004, passando por 45 municípios e alcançando um público de 413 mil pessoas. Na Paraíba, o projeto visitou 52 cidades, atingindo mais de 490 mil pessoas. No Ceará , foram 42 cidades contempladas pelo projeto e mais de 280 mil pessoas foram atingidas. Em Pernambuco, o projeto passou por 72 cidades, atingindo um público de mais de 637 mil pessoas. No Rio Grande do Norte, foram 42 cidades contempladas com cerca de 192 mil pessoas atingidas . Em Sergipe, 41 cidades já receberam o projeto, atingindo mais de 383 mil pessoas. No Mato Grosso do Sul e em Rondônia, o projeto aconteceu pela primeira vez.
O CINE SESI CULTURAL
O projeto exibirá três longas metragens e três curtas metragens, com altíssimo padrão de qualidade técnica e de conteúdo, para a população em geral de cada cidade. Antes das projeções, temos a projeção do material institucional do Cine Sesi e da instituição Sesiana também na grande tela. Em São Cristóvão a exibição dos filmes acontecerá ao ar livre, precisamente na Praça da Matriz, nos dias 28, 29 e 30 sempre a partir das 18:30h, com direito a pipoca e tudo mais! O projetor é de 35 mm, tela alto alvura com 12mx5m e som com três vias de 2000 watts e projetor Hi-light XENON de 2000 watts, garantirão aos moradores um altíssimo padrão de qualidade, imagem e som impecáveis até uma distância de 25m, não permitindo divergências entre as salas de cinemas comuns. A programação oferecida é extremamente eclética, o que possibilita o acesso aos diversos tipos de público. Confira a programação abaixo:
Sexta-feira –Os Filmes que eu não Fiz Se Eu Fosse Você 2 Sábado –Câmara Viajante Pequenas Histórias Domingo –Josué e o Pé de Macaxeira A Era do Gelo 3
O quê: Cine Sesi Cultural em São Cristóvão. Quando: Dias 28, 29 e 30 de outubro Onde: Praça da Matriz, a partir das 18:30h Custo: Inteiramente grátis!
Na tarde desta segunda-feira, 25, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do município de São Cristóvão promove mais um Dia de Enfrentamento ao consumo de drogas. A partir das 13:30h, a equipe do órgão profere palestra para os adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), localizado na sede do município. As ações de enfrentamento tiveram início há alguns meses, quando foi criado o Plano Municipal de Combate ao Crack, a cidade se integrou para alcançar êxito no combate ao consumo de drogas e álcool, o que tem atingido diversas famílias, através de seus filhos adolescentes e demais parentes. A partir da observação da gravidade do problema em São Cristóvão. De acordo com Elineide dos Santos, oficial-administrativo do Creas, as palestras serão ministradas pela assistente social, Rafaela Silva Ramos, e pela psicóloga, Priscila Cardoso. “Todo o município está engajado para o combate ao consumo das drogas”, informou.
Palestra no Peti
A equipe do CREAS disponibilizou-se para realizar palestras para os adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A coordenadora do programa no município, Sandra Lima, junto com os profissionais do Peti e do CREAS, foi capacitada pelo Estado, para trabalhar no combate às drogas, e convidou a equipe do CREAS para palestrar para o público em questão. Segundo Sandra Lima, a proposta da coordenação do PETI é levar as palestras para os povoados, onde a temática também deverá ser tratada. “Convidamos a equipe do Creas para palestrar para os adolescentes do programa de erradicação, com idades entre 7 e 15 anos. Aqui, nós já iniciamos o trabalho de combate ao crack e estamos unindo forças com o Creas para abordar a vulnerabilidade desse público”, explicou a coordenadora.
A Secretaria da Saúde de São Cristóvão está disponibilizando para toda a população cirurgias de laqueadura, otorrinolaringologia e catarata. O convênio foi firmado com o governo do Estado graças a uma verba disponibilizada pelo Ministério da Saúde, que permite que os municípios tenham condição para custear todos os procedimentos médicos para essas cirurgias. Segundo a coordenadora de atenção básica de São Cristóvão, Joelia Gouveia, o paciente interessado em uma dos procedimentos deve dirigir-se a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e comunicar à equipe do PSF a necessidade em fazê-la. Joelia explica que não existe complicação, ao chegar ao posto de saúde o paciente será diagnosticado pelo médico de plantão e ele o encaminhará para fazer os exames necessários, caso o paciente tenha os exames em mãos o profissional avaliará a necessidade em repeti-los ou não. “Os pacientes acima de 35 anos serão encaminhados ao cardiologista, para serem avaliados. Se estiver tudo certo, o paciente retornará a unidade de saúde e o chefe da equipe da PSF será o responsável pelos tramites cirúrgicos” ressalta. Vale a pena lembrar, que não haverá nenhum gasto financeiro por parte do paciente, quem custeará todos os exames pré-operatórios e inclusive a cirurgia será a Prefeitura Municipal de São Cristóvão através da Secretaria da Saúde. Mais informações podem ser obtidas através do fone 3261-4372 ou em qualquer unidade de saúde.
A eleição para Conselheiro Tutelar deste ano, no município de São Cristóvão, traz uma inovação, a utilização da urna eletrônica, que além de assegurar a idoneidade do pleito, deve agilizar o processo através da tecnologia. O pleito contará com o apoio logístico da PMSC, que deve divulgar as eleições.
Ao todo 34 pessoas fizeram a inscrição para concorrer ao pleito, mas permanecem apenas 33 candidatos. Segundo a secretaria da Casa dos Conselhos, Adriana Lima de Jesus, responsável pelas atas dos encontros, a data do pleito ainda não foi definida, mas uma série de orientações foi transmitida aos candidatos.
Na última sexta-feira, 22, o promotor público, Fábio Pinheiro, recebeu os candidatos e os membros da comissão eleitoral, composta por cinco representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A reunião serviu para definir a data da eleição e passar orientações sobre a campanha eleitoral.
Eleitor
Para participar da votação, o eleitor deverá portar o título de eleitor junto a um outro documento de identificação com foto. Os eleitores poderão votar em até cinco candidatos. Durante a reunião com o promotor ficou decidido, que o pleito ocorrerá num dia de domingo, no horário das 8h às 17h, sendo que na sede do município, acontece no Colégio Municipal Gina Franco ( SESI) e no Conjunto Eduardo Gomes,será no Colégio Estadual Glorita Portugal.
Fábio Pinheiro informou também, que os candidatos poderão iniciar suas campanhas após a eleição presidencial. A campanha terá duração de 15 dias, e podem ser utilizados faixas, santinhos e recursos da web. No dia da eleição, os candidatos poderão oferecer transporte para até 15 pessoas por veículo.
O promotor espera que, no máximo, em dezembro, o município de São Cristóvão tenha um novo quadro de Conselheiros Tutelares, que devem tomar posse em janeiro. Cada conselheiro eleito terá um suplente. No próximo dia 28, o promotor se reunirá com os fiscais.
Na manhã desta sexta-feira, 22, a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom) apresentou uma viatura e uma tropa, composta por seis policiais do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial, que ficará responsável pelo policiamento no Centro Histórico da cidade de São Cristóvão, onde está localizada a Praça São Francisco, que recebeu a chancela de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O Coronel Aelson Resende Rocha, secretário adjunto de Segurança Pública, disse que hoje é um dia de alegria para o órgão e os beneficiários. “Dia de alegria. Com muito esforço, o Coronel Pedroso, através do comando geral da PMSE, vem entregar uma viatura nova para o patrulhamento no município. Hoje é um dia especial para a população e para todos que preservam o patrimônio. O nosso compromisso é a segurança”, expressou. O comandante geral da PMSE, coronel José Carlos Pedroso Assumpção, se pronunciou durante a solenidade, onde deixou claro que o evento foi simples, mas é resultado de grande empenho. “Estamos implementando o patrulhamento ostensivo na sede do município de São Cristóvão. Cada policial precisará conhecer a história do lugar, até para lidar com o fluxo turístico da cidade. Em breve, será inaugurado o Museu da Policia Militar, que está sendo reformado pelo atual Governo do estado”, disse. Acompanhado por seu secretariado, o prefeito Alex Rocha, agradeceu pelo feito do órgão de segurança e revelou observar grande diferença da organização da PM atual em comparação ao passado. “São Cristóvão agradece a policia militar. Quem conheceu o órgão há oito anos, hoje, dá os parabéns pela organização. Participei de uma reunião com o secretário de segurança pública há cerca de 60 dias, onde tratamos sobre a segurança no município de São Cristóvão e, hoje, o resultado positivo daquele encontro revela o compromisso e a parceria do órgão com o município”, disse. Estiveram presentes à solenidade, o secretário Adjunto da Segurança Pública, Coronel Aelson Resende Rocha; o Coronel José Carlos Pedroso Assumpção, comandante geral a PMSE; o prefeito do município, Alex Rocha e secretariado; tenente-coronel Jackson Nascimento, comandante do 1º BPCom; capitão Wildes Pereira Cruz, comandante da 1ª Cia/1º BPCom, entre outros militares civis. O evento foi prestigiado, também, pela primeira-dama, Carolina Pereira; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulinho dos Correios; o vereador irmão Gibson; secretário chefe de Gabinete, Valdione Sá; secretário da Administração, Manoel Barros; secretário da Fazenda, Paulo Roberto; secretaria da Cultura, Aglaé Fontes; o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Juninho; o delegado da 12ª Delegacia Metropolitana, Ronaldo Marinho; e a presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Sergipe, Maria Edivan Carmo.
Policiamento Ostensivo A iniciativa pretende promover a segurança nos sítios históricos, localizados na sede do município. O efetivo será distribuído na Rua do Rosário, Praça São Francisco, Praça da Matriz, Rua Messias Prado e área da igreja do Carmo e da Casa dos Ex-votos. Os policiais apresentaram novo fardamento. A patrulha ocorrerá no horário de 9h às 17h.
Conselho Comunitário Presente à solenidade, a presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Sergipe, Maria Edivan Carmo, expressou interesse em promover a instalação do órgão no município de São Cristóvão. “O Conselho é composto pela população, que participa e ajuda no levantamento dos focos mais vulneráveis apresentando os principais problemas encontrados” explicou.
"A leitura é o primeiro passo para a criança adquirir conhecimento”. Essas são as palavras da formadora da Comunidade Educativa Cedac, Fernanda Silveira, que durante dois anos esteve à frente do projeto encontro de leitura, promovido por meio da parceria firmada entre Prefeitura Municipal de São Cristóvão e Natura Cosméticos. O curso direcionado aos educadores municipais do ensino infantil (crianças de 04 a 05 anos), encerrado ontem a tarde, 21, possibilitou alargar os conhecimentos de professores, que muitas vezes, já estavam habituados em contar histórias e não ler as histórias. Fernanda explica que o objetivo do curso, este alcançado com louvor no município, é mostrar aos professores novas formas de leitura, incentivando não apenas aos educadores, mas também, despertando nas crianças e nos próprios pais o prazer proporcionado pelo hábito diário da leitura. “No curso nós ensinamos aos professores a ler de uma forma diferente, pois muitos estão acostumados a contar história, e de tanto contar a mesma história eles acabam não lendo o livro, refletindo o mau hábito nos pequenos” completou. Iniciado em 2007, o projeto encontro de leitura faz parte do programa Natura Crer para Ver, que já beneficiou 40 municípios espalhados por todo o território brasileiro, qualificando mais de três mil profissionais. Cada edição contempla 20 cidades. Contemplada a pouco mais de dois meses com o título de patrimônio da humanidade, São Cristóvão foi a única cidade escolhida de Sergipe para participar do projeto. A segunda edição, além de São Cristóvão, premiou mais duas cidades do nordeste, Ilhéus (BA) e Ceará Mirim (RN). Segundo Celma Souza, coordenadora pedagógica e responsável pelo curso no município, o interessante da capacitação não são as diferentes formas de interpretar os contos, mas a integração dos pais à escola. “Depois que demos início as dicas ensinadas no curso, muitos pais de alunos nos procuraram e até pegaram livros emprestados para ler junto com seus filhos em casa. O resultado disso é impagável, pois o desempenho das crianças aumentou muito” confessa.
O programa
Não existe uma regra para a cidade participar do projeto, mas é necessário que o município esteja disposto a receber a equipe e assim arcar com a logística do curso. De acordo com o secretário da educação, Morgan Prado, esse detalhe não foi empecilho para o município que sempre esteve de braços abertos para todas as iniciativas e parcerias que possam proporcionar o desenvolvimento da cidade. Em São Cristóvão, foram inscritos mais de 80 profissionais. Cada escola de ensino infantil recebeu um kit composto por 70 exemplares literários e mais um kit de livros chamados de ‘circulantes’. “O kit do livro circulante, como nós chamamos, é formado por 20 exemplares de um mesmo livro. Eles são distribuídos aos alunos, que deixam de ser ouvintes e passam a acompanhar a leitura junto com os demais amiguinhos e a professora” esclarece Fernanda. Além dos livros doados para a escola os educadores também foram contemplados com cerca de 40 exemplares, para serem apreciados em caráter circulante. Durante os encontros os profissionais aprenderam várias técnicas, bem como, a dar voz aos personagens. Contos, histórias em quadrinho, gibi, literatura infantil, revistas foram alguns dos materiais utilizados pelos participantes no decorrer do aprendizado. Dividido em seis encontros o curso de leitura elevou a auto-estima e propiciou aos participantes um momento único. Todos os inscritos receberam certificado de 120h para os professores, 144h para os gestores e 168h para os coordenadores do curso, além de um presente exclusivo, enviado pela diretoria do programa. Morgan Prado informou também que o curso não acabou o que terminou foi essa etapa, a qual foi monitorada pela Natura e seus técnicos. “Nós pretendemos dar continuidade as dinâmicas de grupo, fazendo com que esse aprendizado ultrapasse as fronteiras e perpetuem também no ensino fundamental e médio” disse.
Na manhã desta quinta-feira, 21, representantes da empresa Greendoc, foram recebidos no salão nobre da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, pelo prefeito Alex Rocha, secretários, presidente da Câmara de Vereadores e demais, para apresentar o resultado parcial do processo de digitalização dos documentos iniciado no mês de julho deste ano.
O prefeito Alex Rocha saiu na frente e tornou São Cristóvão uma Prefeitura inovadora. Desde o início deste segundo semestre, a empresa citada acima tem trabalhado na digitalização dos documentos no sentido de torná-los acessíveis através da web, mostrando lisura e transparência na atual administração.
“Nós passamos cerca de oito meses trabalhando sem o acesso aos documentos que foram levados por um gestor anterior, e durante esse período, não tivemos acesso nem aos saldos e foi preciso trabalhar às cegas. Mas a digitalização assegura transparência e acessibilidade aos documentos”, expressou o prefeito visionário.
O arquivista atuante em Gestão de Informação, Oriel Rocha, representante da empresa Greendoc, informou que através do sistema, será possível gerar 150 mil imagens por mês. “Digitalizar não se reduz ao simples fato de scannear, mas de prevenir perdas causadas por eventos como subtrações, enchentes, permitindo o acesso da administração aos documentos, a exemplo do ICMS, talões, sendo que cada setor poderá acessar o programa através de senhas, disponibilizando os documentos”, explicou Oriel.
Segundo ele, é possível estar sempre virtual, sem imprimir cópias, pois o sistema de digitalização reduz, drasticamente, o gasto com cópias, já que o original estará acessível via web. O arquivista informa, que serão realizadas modificações para adaptar o sistema às necessidades da administração municipal de São Cristóvão, a partir da utilização cotidiana.
Presente à palestra, o secretário da Fazenda, Paulo Roberto, analisou positivamente a digitalização. “Hoje, um dos maiores problemas é encontrar extratos, saldos de administrações anteriores. Como avaliar se os processos licitatórios foram realizados a contento? Infelizmente, algumas pessoas se apoderam do bem público e se enriquecem ilicitamente, mas a digitalização dos documentos trazida pelo prefeito Alex Rocha vai tornar transparente todos os processos, pois não se trata de scannear um documento, é certificar”, explanou o secretário complementando com um dado que comprova a economia direta promovida pelo sistema, pois segundo o mesmo, este ano, já foram feitas 70 mil cópias para inspeções da Controladoria Geral da União.
Sem sombra de dúvidas, em Sergipe, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão é pioneira no processo de digitalização. De acordo com João Paulo Braga, representante da Greendoc, para encontrar os documentos, o usuário deverá logar nomes, ano ou o número do contrato, fazendo com que o documento seja localizado.
“São Cristóvão está dando um passo à frente, pois daqui a algum tempo será necessário que todos os órgãos digitalizem seus dados”, disse. O processo de digitalização continua sendo implantado no município e uma equipe de servidores já está sendo treinada para lidar com o sistema.
Polícia Militar, através do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom), realiza na sexta-feira, 22, às 9 horas, a apresentação da tropa que ficará responsável pelo policiamento no Centro Histórico da cidade de São Cristóvão. Composto por militares do Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (Besp), o policiamento ostensivo será apresentado à sociedade na sede da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (1ª Cia/1º BPCom), localizada na Avenida Irineu Neri, nº 346, Apicum Merém, São Cristóvão/SE.
Informações: (79) 8816-6047 (Capitão Wildes - Comandante da 1ª Cia/1º BPCom).
Já se encontra na Câmara de Vereadores do município de São Cristóvão, a proposta para vigência do novo estatuto dos servidores públicos. O estatuto, que tem como principal objetivo regulamentar direitos adquiridos pela classe está em processo de votação, se aprovado o novo plano contemplará todos os servidores municipais. Elaborado em conjunto com o sindicato do servidor público e da saúde, exceto a educação por possuir um plano de carreira, e atual gestão, o plano estatutário foi reformulado após 30 anos de sua confecção, está realizada em 1979 pela gestão da época. Para Manoel Barros, secretário da administração, o plano estatutário é uma grande conquista para os servidores, pois por meio dele muitos trabalhadores poderão ter seus direitos legalizados e cumpridos de acordo com a lei. “Muitos dos direitos descritos no antigo estatuto do servidor já tinham se tornado obsoletos para seu cumprimento, o que implicava na legalização dos direitos dos servidores” explica o secretário. Atualmente, a Prefeitura de São Cristóvão tem cerca de 1.700 servidores, dos quais 90% compõem o quadro de servidores efetivos. A novo estatuto ajudará também a integralização dos demais setores, onde através da execução de diversas benfeitorias haverá um melhor atendimento e uma elevação da auto-estima dos colaboradores. Além da elaboração do estatuto do servidor, a atual gestão pretende implantar um novo plano de cargos e salário e um plano de saúde opcional, que será feito em parceria com uma empresa particular, ainda não escolhida. “A assistência médica e odontológica será opcional, quem decide se quer ou não contratar é o servidor, a administração apenas facilitará a aquisição do serviço” completa. Outro serviço que está sendo realizado pela secretaria da administração é a individualização de todos os servidores celetista, que tem seu vínculo empregatício oficializado através da assinatura da carteira de trabalho. A partir desse processo os colaboradores poderão retirar seu FGTS sem maiores problemas. Manoel Barros finaliza informando, que a finalidade de todas as mudanças são para a melhoria não somente dos servidores, mas também para a administração pública, que dá um salto significativo quanto ao quesito progresso.
A 12ª Delegacia Metropolitana de São Cristóvão realizou nesta manhã, 20, o II Dia da Conciliação, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal e a aderência de mais de 95% dos casos registrados na Delegacia. O primeiro mutirão foi realizado em Junho desse ano.
O Mutirão da Conciliação é uma iniciativa da Delegacia de São Cristóvão que contou, também, com o apoio Defensoria Pública do Estado, do Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Universidade Tiradentes, instituição que concedeu a participação dos estagiários em Direito, para a aceleração do processo de conciliação.
De acordo com o delegado Ronaldo Marinho, foram atendidas mais de 100 pessoas, com 95% de resolutividade. “Foram solucionados problemas como invasão de patrimônio, agressões físicas, ofensas verbais, incentivando uma cultura de paz e convocando o cidadão para ser protagonista da solução dos problemas”, explicou o delegado.
A Delegacia reserva dois dias na semana para a tentativa de conciliação. Após o boletim de ocorrência (B.O.) registrado, as partes são intimadas a comparecerem e tentar chegar a um acordo. Ronaldo Marinho explicou que existe também a participação do delegado Alexandre Pires, da 6ª Delegacia, localizada no Conjunto Rosa Elze. O secretário Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Cristóvão, Valdione Sá, informou que Município entra com a contrapartida da logística, divulgação interna, carros de som e demais meio de mobilização. “A Prefeitura Municipal fica feliz de ver a fórmula nova encontrada pela Delegacia para gerar conciliação entre as pessoas. A maioria dos pequenos caos é solucionado, mantendo a sociedade unida. De inimigos, saem amigos, sem precisar constituir advogados ou qualquer outro transtorno, o que representa um alívio para todos”, disse o secretário. O delegado Ronaldo Marinho analisou positivo o resultado dessa segunda edição do mutirão e informa que a terceira será em janeiro de 2011.
A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através da Coordenação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sede de São Cristóvão, formou um grupo para as gestantes, preparando-as durante todo o período gestacional para o parto e os cuidados para com a criança. O grupo foi criado no dia 05 de outubro, reunindo 10 inscritas, havendo, ainda, 10 vagas à disposição da comunidade.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Slaine Dórea Martins Lemos, o grupo é assistido pela psicóloga Milena Machado Barreto e pela assistente Social, Jéssica Lima Xavier, que junto com a equipe realizam palestras, onde são tratadas temáticas importantes para a gestante.
“O grupo foi criado com o objetivo de aprimorar o trato do bebê pelas gestantes, além do conhecimento dos direitos e benefícios assegurados. Para tanto, a Secretaria da Saúde participa como parceira da proposta, assistindo o grupo que deve acompanhar cada futura mamãe até o parto, quando dará lugar a novas gestantes no grupo”, explicou Slaine Dórea.
A coordenadora informou que além das palestras, as gestantes estão trabalhando na construção do seu próprio enxoval, fazendo bordados para enfeitar as peças produzidas pela turma de corte e costura da Geração e Renda.
O grupo se reúne todas as terças-feiras, às 14h, no CRAS da sede do município. Para participar, as gestantes devem preencher a ficha, apresentar cópias da Identidade, CPF, e Comprovante de Residência.
Na tarde da última terça-feira, 19, foi realizada a primeira reunião do Curso de Corte e Costura, promovido no município de São Cristóvão, através da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, do Governo do Estado e SENAC, viabilizando qualificação e certificados com reconhecimento nacional.
Oferecendo 20 vagas para participantes com idades a partir dos 16 anos e com ensino fundamental completo, o curso terá a duração de 42 dias, com encontros diários de segunda à sexta, das 13:30h às 17:30h, e será ministrado no Peti da sede de São Cristóvão.
Animadas para aprender a cortar e costurar, a turma compareceu em sua maioria, já com entusiasmo para dar formas às peças, mas o primeiro encontro serviu para o esclarecimento das regras para a participação do curso, abordando questões como freqüência, notas e dedicação. A coordenadora do Curso de Senac, a analista de Formação Profissional Jr., Elizabete Vasconcelos, explicou que para permanecer no curso não serão permitidas 3 faltas seguidas e cada uma delas deve ser justificada através de atestado; a primeira disciplina, Qualidade na Prestação de Serviço, não permite faltas, pois possui apenas 10 horas, sendo Técnica de Corte e Costura, a disciplina com maior número de horas, 158. E a media mínima para a aprovação são ‘6’. A professora do curso, Maria Augusta Batista de Santana, conversou com a turma e ouviu muitos dos anseios dos participantes, dentre os quais existem pessoas que nunca costuraram e outras que querem aprimorar as técnicas, a exemplo do estilista Nelson Valentin, conhecido pelos desenhos luxuosos. “Cada um deve aprender e continuar se especializando. Todas as peças produzidas durante o curso servirão de avaliação dos participantes, por isso, serão guardadas”, disse a professora.
Dona Augusta, como é chamada a professora, explicou, também, que os participantes aprenderão o perfil, o papel do costureiro, conhecer tecidos e modelar no papel. “Na minha época, aprendi a costurar no papel, onde fazia as costuras que nem sempre ficavam boas por causa da falta de caimento, mas hoje, o tecido facilita tudo. Cada um tem uma velocidade de aprendizagem, por isso quero que ao invés de perguntar ao colega, pergunte a mim, que estou aqui para esclarecer todas as dúvidas”, complementou.
O Curso é resultado de parcerias do Município com o Estado e, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social abriu as inscrições, promoveu o espaço onde será realizado o curso. “As 20 vagas foram destinadas às pessoas da nossa comunidade com mais de 16 anos, que tenham a partir do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover a geração de emprego e renda, utilizando maquinário simples, sendo que o Estado entra com o recurso e o Município com a logística. Os interessados em participar de um próximo curso deverão esperar o Corte e Costura acabar. Além deste curso, a Secretaria de Inclusão promoveu o de Garçom e Rececionista, preparando diversos jovens para o mercado de trabalho”, disse o diretor administrativo da Secretaria da Inclusão Social, Márcio Siqueira. O Curso de Corte e Costura deve durar até o dia 17 de dezembro.
OPrograma de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do município de São Cristóvão, através do Peti da sede e demais povoados, realiza o Concurso de Garoto e Garota Peti 2010. A proposta tem caráter cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem é vinculada à aquisição de qualquer bem, direito ou serviço.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de outubro, por meio do preenchimento de uma ficha, onde está esclarecido todo o regulamento, e que deve ser assinado pela mãe, pai ou outro responsável legal pelo adolescente.
Para participar, os educandos devem ter frequência equivalente ou superior a 85% nas atividades socioeducativas do Peti e média suficiente para aprovação na escola. Portanto, ao se inscrever, os participantes estarão concordando tacitamente com todas as normas contidas no regulamento, onde também está explicado que será eleito um garoto e uma Garota de cada unidade Peti.
Os Garotos e Garotas inscritos participarão de um desfile e apresentação individual realizados no dia 29 de outubro, na Chácara de José Augusto, localizada no Povoado Cabrita. A escolha será feito por uma comissão julgadora indicada pela Coordenação do Programa, sendo sua decisão soberana e irrecorrível. O resultado será divulgado ao final do evento. Os vencedores serão premiados com um book fotográfico e brindes surpresas.
Texto: Yara Santos Fotos: Coordenação do Peti São Cristóvão
É pensando na diversidade e no potencial cultural e turístico da cidade patrimônio da humanidade, que a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria da Cultura e Turismo preparou uma programação cultural do mês pra lá de especial. Durante todo o mês de outubro quem visitar a cidade não se encantará apenas com as belas paisagens naturais, a exemplo da Bica dos Pintos, Porto da Pedreira e o Banho de Rita Cacete, nem com os prédios centenários, mas, poderá também desfrutar de dezenas de atividades lúdicas. A programação voltada para a formação da descoberta do bem querer cultura da cidade, tem o intuito de despertar nas crianças, jovens e adultos o interesse pelas diversas artes, entre elas o teatro, leitura, canto e a dança. Para participar é necessário apenas que o interessado escolha a oficina e o horário que melhor lhe agrada e se entregue aos prazeres que a boa arte pode lhe proporcionar. Abaixo segue toda a programação:
Professora de segunda à quinta-feira, Maria Cristina dos Santos Pereira é a atual Coordenadora de Educação Física do município de São Cristóvão, onde realizou a 2ª etapa do Projeto “Correndo para a Escola”. A primeira etapa foi realizada no ano de 2009 e, durante a atual coordenação, foram inscritos cerca de 230 estudantes da rede pública municipal de São Cristóvão, divididos em três categorias: mirim (de 9 a 10 anos); infantil (de 11 a 12 anos) e juvenil (de 13 a 14), subdivididos em masculino e feminino. O Projeto foi realizado contando com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Educação, e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), responsável pelo isolamento da via por onde correram os atletas, em volta da Praça Getúlio Vargas, a popular Praça Matriz, a partir das 9:30h. “Assumi recentemente a Coordenação de Educação Física de São Cristóvão, mas contei com o apoio dos professores das escolas da rede pública municipal de ensino, tornando possível a realização da 2ª etapa do projeto, realizado estrategicamente durante a Semana da Criança, o que proporcionou lazer e premiações aos participantes”, disse a coordenadora. Com uma proposta de incentivar a prática de esportes e de descobrir talentos, o projeto é alinhado com uma consciência ampla dos benefícios do combate ao sedentarismo e às conseqüências da má alimentação, a exemplo da obesidade. De acordo com a coordenadora, a alimentação dos atletas foi um item importante, estudado pelos organizadores do projeto. “Nós, coordenadora, professores e o secretário da Educação, Morgan Prado, procuramos oferecer um lanche saudável que suprisse o esforço feito pelos estudantes, por isso escolhemos uma bebida láctea, maçã e um sanduíche”, explicou. Os participantes que alcançaram do 5º ao 1º lugar foram premiados com bolas oficiais de voleibol e de futebol de campo.