25 julho 2011

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SÃO CRISTÓVÃO DISCUTEM ORÇAMENTO COM A CAT




Na manhã desta segunda-feira, 25, o secretário do Planejamento e Orçamento de São Cristóvão, Paulo Roberto dos Santos, promoveu uma reunião entre os secretários municipais e a representante da Consultoria, Assessoria e Contabilidade Pública Ltda (CAT), Rosilene Santos Vieira, no sentido de construírem juntos, o orçamento de 2012 atendendo às novas demandas dos órgãos.
A reunião ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Cristóvão. O secretário do Planejamento e do Orçamento, Paulo Roberto, revelou que a administração sofre com débitos herdados por gestões anteriores, mas deve tentar suprir esse quadro, buscando parcelamentos especiais. “A administração tem, de fato, uma herança de dívidas, mas também é preciso criar uma cultura de seguir o orçamento, ao invés de realizar remanejamentos, devemos nos adaptar e segui-lo”, disse já no início.
Paulo enfatizou ainda que a população deve ser ouvida no processo de fechamento do orçamento, pois é quem sofre o sucesso ou insucesso dos investimentos. “É difícil, mas precisamos planejar mais e cada gestor deve participar das reuniões, apresentando as demandas de cada órgão”, falou.
Ouvinte atenta, a representante da CAT na Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Rosilene, afirmou que a empresa terá a cautela de enviar o orçamento municipal ao Legislativo mediante o envio das propostas dos órgãos e aprovação dos secretários.
O orçamento deve absorver as ações móveis nos órgãos e observar as demandas dos anos anteriores de cada órgão e atender às necessidades de cada pasta.
Para o secretário da Educação, Morgan Prado, uma medida para reduzir gastos seria retornar às oito horas de carga horária, para os servidores efetivos. O secretário do Planejamento enfatizou que não é possível trabalhar 100% do orçamento, pois 60% são destinados à folha de pagamento e 40% às demandas sociais.
O diretor-presidente do SAAE, Tadeu Rosa, lembrou a todos que o próximo ano será eleitoral e, por isso, todo pó planejamento dos órgãos deve ser feito até 30 de abril. Presente, a secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes, apresentou as dificuldades do órgão e as ações que tem implementado no sentido de solicitar recursos do Governo Federal, seja através do Ministério da Cultura, BNDES, Ministério das Cidades, para contemplar o sancristovense que reside numa cidade histórica e turística, aproveitando o encontro para apresentar a nova folheteria informativa sobre os pontos turísticos, históricos e culturais de São Cristóvão, disponível no Posto de Informações Turísticas. Participaram da reunião a secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; secretário da Saúde, Thiago Araújo Mendonça e demais diretores, técnicos e representantes de órgãos municipais de São Cristóvão.
A próxima reunião está prevista para 1° de agosto, quando os secretários e suas respectivas equipes deverão apresentar suas prioridades e demandas do ano em vigência.

Texto e foto: Yara Santos