28 julho 2011

IV CONFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE SÃO CRISTÓVÃO PROMOVE PALESTRAS E SUPERA EXPECTATIVA DE PÚBLICO






A IV Conferência Municipal da Assistência Social de São Cristóvão foi realizada com sucesso, alcançando as metas e superando as expectativas. O evento realizado nos dias 26 e 27, no salão Sagrada Família, foi organizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, em torno da temática principal “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”.
A plateia foi composta por profissionais da rede de assistência municipal, beneficiários dos programas sociais, familiares e sociedade civil organizada, que assistiu a palestras, apresentações culturais, participou de grupos de trabalhos e, por fim, elegeu os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.
O prefeito Alex Rocha e a secretária municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, estiveram presentes na Conferência e parabenizaram o trabalho realizado pela Cooperunidoces, Cooperativa localizada no Povoado Cabrita, onde são fabricados e beneficiados doces, sob a direção de dona ‘Santaninha’.
Assim como o organismo citado, também expuseram os seus produtos, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), com telas e artesanatos, e o Projovem Adolescente, com artesanato feito em madeira, como carros-de-boi, bancos, e a famosa maquete que reproduz a Praça São Francisco e o seu entorno, com os prédios antigos.
Os trabalhos do segundo dia, foram abertas com uma seqüência de palestras, sendo ‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS’, ministrada pela coordenadora do Peti em São Cristóvão, Sandra Regina Rozendo.
A segunda palestra ‘Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais’ foi apresentada pela facilitadora Onete da Mota Santos, que durante a sua explanação, enfatizou que as ações precisam ser capazes de suprirem as demandas.
O tema ‘Fortalecimento da participação e do controle social’ foi apresentado pelo assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Heverton Ramon dos Santos Marques. Ainda pela manhã, o ciclo de palestras foi finalizado pela explanação da coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Ana Angélica Santos Costa, que ministrou a palestra ‘A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil’.
Os palestrantes formaram uma mesa para responder aos questionamentos da plateia acerca dos temas abordados durante as suas respectivas palestras.
À tarde, os grupos aprovaram as propostas a serem solicitadas junto ao governo federal, estadual e municipal, em seguida foram eleitos os delegados, num total de 16, entre titulares e suplentes, representando usuários, profissionais da área, sociedade civil organizada, conselho municipal não-governamental e governamental.
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luís Carlos Freire França, esteve presente durante os dois dias, participando ativamente dos trabalhos e orientando as equipes. “Estou satisfeito com o resultado que superou as minhas expectativas de público, pois o evento reuniu mais de 150 pessoas”, revelou.
A IV Conferência foi finalizada com a apresentação do Coral ‘Vozes da esperança’, composta por crianças e adolescentes do Peti, sob a regência da professora Clara Raquel. Ao término, os participantes inscritos receberam os seus certificados.

Texto e foto: Yara Santos