20 julho 2011

SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO COM PRESIDENTES DE CONSELHOS DE SÃO CRISTÓVÃO

Na última terça-feira, 19, o secretário Municipal do Planejamento, Paulo Roberto dos Santos, realizou a primeira reunião com os presidentes dos conselhos de São Cristóvão, durante a sua gestão, tendo assumido a pasta há cerca de um mês, reunindo os presentes no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
Compareceram à convocação do secretário, o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Luiz Carlos Freire França; a presidente do Conselho Tutelar de São Cristóvão, Adenilde Santos; o presidente do conselho municipal da saúde, Geverton Pereira; o conselheiro tutelar representando o Conjunto Eduardo Gomes,Julio César dos Santos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ( CMDCA ), Dilma Campelo; e a presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher ( COMDIM ), Gilvânia de Souza.
O encontro foi o primeiro contato entre os representantes dos órgãos e o secretário, que ouviu uma espécie de relatório contendo as dificuldades de atuação e as conquistas alcançadas por cada um.
O presidente do Conselho da Assistência Social, Luiz Carlos Freire França, aproveitou a oportunidade para expor a preocupação com a segurança dos documentos e anunciou a licitação para a aquisição de um veículo que servirá aos conselhos. A presidente do Conselho Tutelar, Adenilde, solicitou um agente de Segurança para a sede do Conselho Tutelar, além de solicitar um veículo que esteja à disposição do trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares. O conselheiro da Saúde, Géverton, pontuou que o órgão já foi congratulado com alguns benefícios e por outro lado, necessita de um agente da Segurança e um transporte.
O Comdim, presidido por Gilvânia de Souza, já contabiliza algumas conquistas. Durante a sua atuação, o órgão conquistou visibilidade estadual, devido à parceria com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social, através do Creas, Delegacia e diversos outros órgãos que se somam à logística do Conselho, a exemplo do atendimento específico dos casos diversos de violência doméstica contra a mulher, sendo instalado um núcleo de Atendimento a esse público, na Delegacia, onde a implantação que teve início com o delegado Ronaldo Marinho teve continuidade com o atual, Wernner Azevedo, onde recebe a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura e a orientação da presidente do Conselho, que deve anunciar a inauguração formal para os próximos dias. Além disso, o convite feito pela presidente à secretária estadual de Políticas Públicas para a Mulher, Maria Telles, foi atendido pela mesma, que se reuniu com o prefeito Alex Rocha, secretários, a presidente do Comdim e as demais conselheiras, onde parabenizou o gestor pelo apoio às ações e disponibilizou-se ao órgão para a parceria. Sendo assim, entre os problemas encontrados pelo órgão, está a dificuldade de participação dos membros, a necessidade de reativação da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, em vista do aumento da demanda de registros de violência doméstica familiar em São Cristóvão, entre outros.
Bom ouvinte, o secretário percebeu que alguns problemas são comuns a diversos órgãos, a exemplo do transporte e da segurança, questões que se empenhará em providenciar com urgência. Quanto à segurança dos documentos, o secretário anunciou que uma nova sede para o funcionamento da Casa dos Conselhos e a contratação de mais uma secretária executiva estão sendo providenciadas, de maneira que os documentos estejam dispostos num mobiliário específico, a ser organizado no novo prédio, além da metodologia de protocolo que deve registrar a solicitação dos conselheiros no que se refere a documentos. “O desafio é grande, pois passar um ofício para um gestor não significa que já fizemos a nossa parte, a responsabilidade é de todos. A reunião serviu para que cada órgão resumisse e apresentasse as suas dificuldades, onde observamos pontos em comum, sendo que muitas ações podem ser feitas em conjunto e a Seplan se põe à disposição para viabilizá-las. A burocracia existe, mas o problema é o seu excesso. É difícil implantar uma política de previsibilidade quando não existe essa cultura, mesmo sendo o ideal. Mesmo diante das dificuldades, quanto ao exercício de nossas atividades, pequemos pelo excesso e não pela falta”, disse o secretário.
O secretário anunciou, também, que no dia 10 de agosto, será realizado o treinamento para as plenárias, o que servirá como uma prévia do que será na regional, devendo ser cogitada a parceria com a Sergipe Parq Tec, além do contato com o Sebrae para capacitações, apresentação do orçamento e preenchimento dos formulários para serem reconhecidas as demandas locais, o que deve ser peça importante do orçamento participativo.

Texto e foto: Yara Santos