25 julho 2011

SÃO CRISTÓVÃO É PALCO PARA O 21º ESCO



No período de 21 a 24, a Universidade Federal de Sergipe, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizou o 21º Encontro Sergipano de Corais (ESCO), evento que teve a histórica Igreja Nossa Senhora da Vitória, como palco para dezenas de corais.
Desde a abertura do evento, o que ocorreu na última quinta-feira, 21, onde contou com a presença da secretária municipal da Cultura e Turismo, Aglaé Fontes, e demais autoridades locais, além dos coordenadores do ESCO.
As apresentações tiveram início por volta das 20h, sempre ao término das celebrações religiosas. Sob a coordenação do Grupo Vivace, representado por Sérgio Chagas, o evento reuniu dezenas de coros nos mais variados estilos musicais, desde o erudito até o popular.
Os grupos abrilhantaram a programação cultural da cidade de São Cristóvão. O público compareceu e a Igreja Matriz esteve repleta de música. Os presentes foram agraciados com a execução de repertórios ecléticos, apresentando Francisco Libânio Colás, G. Puccini, Folclore Africano, Francesco Roselli, José Luiz Prim, Islêne Leite, Juan Del Ensina, Luís Carlos Sá e Sérgio Magrão, Luís Gonzaga, Michael Smith, Sérgio Britto, Ernest Gold, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, John Lennon e Paul MacCartney, Sérgio Reis, Gilberto Gil, Célia Cortez, Victor e Léo, Carlos Gardel, Negro Spiritual, Alceu Valença, Ari Barroso, além de gênios como Agustin Lara e Ennio Morriconne.
Presente, também, ao evento, a diretora de Turismo da Secretaria Municipal da Cultura, Silene Lazaritto, que a acaba de retornar de São Paulo, onde representou São Cristóvão no 6º Salão de Turismo, esteve encantada com os repertórios e a entrega dos componentes à música, executando-as com veracidade.
O agente administrativo da Secretaria de Cultura e Turismo, Advanílson Castor da Silva, participou pela primeira vez de um encontro de corais e mostrou-se maravilhado diante dos repertórios e da diversidade musical que o estado tem e que foi reunida pelo evento tradicional.
Durante os dias, os corais prepararam diversas surpresas para o público, pois as composições receberam novos arranjos e toda a Igreja foi preenchida de música, a exemplo do Coral Canarinhos de Aracaju que, na noite da sexta-feira, 22, ao finalizar a sua apresentação, recebeu a solicitação da plateia para que cantasse mais, e presenteou a todos com um hino africano que traduz o amor numa linguagem universal, emocionando a plateia, que aplaudiu de pé e acompanhou o grupo até a porta da igreja, onde o maestro Carlos Magno do Espírito Santo finalizou a apresentação.
Participaram do 21º ESCO, na quinta-feira, 21, o Coral da UFS (Corufs) e a Orquestra Sinfônica da UFS; Coral Jésus Gonçalves; Contas em Cantos; Corais da Petrobras, na sexta-feira, 22, a Orquestrinca e o Coral Canarinhos de Aracaju; Cantavosos; Grupo Coral Vox Populi, no sábado, 23, Coral da Clínica Santa Helena; Sindivoz; Coral Emurb; Coral Aspene, e no domingo, 24, Coral Lions; Coral Encanto; Coral Vozes do Banese; e finalmente, Grupo Vocal Vivace.

Texto e foto: Yara Santos