18 julho 2011

CONSELHO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SE PREPARA PARA REALIZAR IV CONFERÊNCIA

<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Na última sexta-feira, 15, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Cristóvão, Carlos Freire, reuniu os membros governamentais e não-governamentais integrantes do conselho para a discussão de pontos importantes para o órgão, com ênfase na realização da IV Conferência Municipal da Assistência Social, que já tem data definida para acontecer, dias 26 e 27 de julho, no Salão Sagrada Família, com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”.

O Conselho realiza uma única reunião por mês, mas em função da conferência, é possível que outras sejam realizadas. Visitas para o convite às associações dos bairros e entidades filantrópicas, com a expectativa de reunir um público de 150 pessoas também fazem parte do cronograma.

“É importante que a comunidade participe da conferência e conheça as ações dos órgãos municipais. O Conselho atua na política de assistência social e fiscaliza a aplicação dos recursos”, explicou Carlos. Disse também que os conselhos são responsáveis por fiscalizar os investimentos da administração pública, os programas voltados para a infância e adolescência, dando um parecer e acompanhando a chegada do material a ser utilizado nas obras anunciadas pelo município e aprovadas pelo Conselho Municipal da Assistência Social.

De acordo com o presidente, uma das solicitações feitas ao gestor municipal, a aquisição de um veículo para estar à disposição dos 14 conselhos municipais, já está licitada e, posteriormente, deve passar por pregão para a compra, seguindo os trâmites legais. Além dessa conquista que já se encontra em andamento, o atual secretário municipal do Planejamento, Paulo Roberto Santos, está à procura de um prédio, onde possam funcionar os 14 conselhos, além da Casa dos Conselhos.

Marcada para o final deste mês, a IV Conferência Municipal da Assistência Social ocorre nos dias 26, às 14h (abertura); e 27, das 8h às 16h (atividades).

Participaram da reunião, representantes da Educação, SAAE, Inclusão Social, Lar Imaculada Conceição, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, além das novas integrantes, representando a Saúde, Kelly Santos Silva; e representando a Finanças, Márcia Regina Santos Santana, e a secretária executiva da Casa dos Conselhos, Adriana Lima, e o presidente do Conselho Municipal.

Texto : Yara Santos