28 julho 2011

CICLISTA AVENTUREIRO VISITA SÃO CRISTÓVÃO



Ciclista aventureiro sem fronteiras. Osvaldo Soares de Souza, o Vardinho, baiano de Jequié, há 45 anos, percorre estradas nacionais e internacionais, tendo visitado 10 países da América do Sul e 26 estados brasileiros, somando 1,2 milhão de quilômetros rodados, intitulado de caixeiro viajante. Montado numa bicicleta feita de madeira, confeccionada artesanalmente, o ciclista chegou nesta quinta-feira, 28, pela segunda vez a quarta cidade mais antiga do país.
O aventureiro revelou que esteve em Sergipe pela primeira vez no ano de 1998 e o retorno a São Cristóvão deu-se devido a grandiosidade da cidade histórica, pela curiosidade em conhecer um pouco mais da cidade secular, detentora de patrimônios históricos mundiais.
De acordo com a sua explicação, conhecer o mundo é uma vontade que lhe impulsiona nessas viagens. Mas, em 1982, a construção da bicicleta em madeira foi uma forma de adicionar algo inédito à sua própria história, que deve tomar forma de livros, onde estarão expostas as fotografias e os relatos das sensações despertadas pelas diferentes culturas teve contato.
As viagens tiveram início com bicicletas comuns, mas queria ser diferente e conseguiu. Em São Cristóvão, o ciclista aventureiro foi recebido pela equipe da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, onde recebeu das mãos da diretora de Turismo, Silene Lazarito, o certificado que esteve no município, onde pernoita e segue viagem amanhã, 29. O ciclista aventureiro segue para a capital sergipana com destino Ribeirópolis, retornando novamente à Aracaju rumo a Salvador.
A experiência já consumiu 65 pneus e 50 câmaras de ar e, atualmente, ‘Vardinho’ deseja adaptar mais um pneu de borracha com câmara de ar à bicicleta de madeira para ter mais equilíbrio nas suas pedaladas pelo mundo.
Mais detalhes podem ser pesquisados no Orkut e facebook, através do nome Vardinho Ciclista.

Foto e texto: Yara Santos