21 julho 2011

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO LEVA JOVENS MÚSICOS A CONCERTO NO TEATRO TOBIAS BARRETO

No Dia do Amigo, comemorado ontem, 20 de julho, a Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, presenteou os integrantes do “Jovens que Encantam”, desenvolvido pela Associação dos Profissionais em Música de São Cristóvão (Apromusc) , levando-os ao Teatro Tobias Barreto, na capital, para assistir à série "Mangabeiras", apresentada pela Orquestra Sinfônica de Sergipe, sob a regência do maestro Guilherme Mannis.
Após assistirem à ópera Lá Bohéme, o retorno àquela casa, em novo concerto, demonstrou maior intimidade dos jovens músicos sancristovenses com o teatro, mas a emoção continuou surpreendente. Formado por um grupo de cerca de 50 estudantes, o que contou com o presidente, Evanílton Freitas Vieira; a professora Andréa Pereira Souza; entre mamães e papais, estava dona Lindaura Correia, avó de duas integrantes do “Jovens que Encantam”, deslumbrada com a grandiosidade da casa luxuosa e a alquimia da Orquestra.
“É a primeira vez que visito o Teatro Tobias Barreto e aproveitei para acompanhar as minhas duas netas que estudam música no “Jovens que Encantam”. As duas tocam flauta transversal e levam a família ao delírio quando ensaiam em casa. Confio no senhor Deus que, um dia, os jovens do projeto se apresentarão no palco deste teatro”, disse a vovó emocionada.
Convidado, o pianista Jean Louis Steuerman, renomado solista internacional, presença constante como solista de destaque nas principais orquestras do mundo, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, executou o Concerto nº 1 para piano de Rachmaninoff.
Ao piano, fez com que a música parecesse uma cachoeira, com um fluxo latente, sem que a plateia percebesse o perigo do fim da composição, como se as teclas fossem gotas de chuva e envolvesse o público de tal forma, matando-lhe a sede e afogando-o numa emoção de ver o casamento da música do convidado com a sinfonia da Orquestra Sergipana que, em todos os momentos, despertou sensações e ousou executar composições tradicionais permitindo-se releituras, adicionando-lhes o frescor de um novo olhar.
O diretor-presidente parabenizou o prefeito Alex Rocha, pela iniciativa de proporcionar aos integrantes do “Jovens que Encantam”, a possibilidade de se familiarizar com a música orquestrada e revelou que a data tornou tudo ainda mais especial. “Passar o Dia do Amigo em companhia das crianças, num programa musical, é tudo que eu mais amo, pois me dedico à música desde os oito anos de idade, completando 28 anos de música”, revelou o diretor-presidente, Vieira.
Sara Pereira Souza, 15, é estudante do “Jovens que Encantam”, onde além da teoria musical, dedica-se ao violão. Ao assistir à Orquestra, apresentando uma série de instrumentos de cordas, a estudante achou linda a execução das composições.
Acompanhando, a professora de teoria musical, Andréa Pereira Souza, 22, revelou estar emocionada com o repertório e que esse tipo de programa é muito importante para todos os jovens e vai estimulá-los ainda mais a alcançar vôos mais altos.
Ao final da apresentação da Orquestra, aplaudida de pé pela plateia que se manteve emocionada durante todo o tempo, a produtora artística local, Solange Gomes, convidou o diretor-presidente, Evanílton Vieira, a participar junto com as crianças, dos espetáculos criados a partir das obras de Jorge Amado e Bartolomeu Campos de Queirós, é o Projeto Ponto de Partida, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, que traz ao Teatro Tobias Barreto, no dia 30, Ciganos; no dia 31, Os gnomos contam a história do gato malhado e a andorinha sinhá. O ingresso será trocado por um livro de histórias novo ou em bom estado, na bilheteria do teatro.



Texto e foto: Yara Santos