11 julho 2011

DIPLOMA DE PATRIMÔNIO É ENTREGUE AOS SANCRISTOVENSES

Sob o entardecer da última sexta-feira, 08, o canto e a dança dos diversos grupos folclóricos, que espalhados pela Praça São Francisco encantavam os presentes, anunciava o momento mais esperado por todos os sergipanos, em especial os sancristovenses, a entrega do diploma de Patrimônio da Humanidade conferido à Praça São Francisco.
Após a revista das tropas da Polícia Militar puxada pelo governador Marcelo Déda. O governador acompanhado da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luis Fernando Almeida, do Prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, da secretária da Cultura e do Turismo, Aglaé Fontes e demais autoridades inauguraram o Posto de Informações Turísticas, que visa atender os visitantes da quarta cidade mais antiga do país.
Além da unidade de informação, um selo postal também foi lançado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Correios, em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão. Acompanhado de um carimbo desenvolvido especialmente para ocasião, ambos estarão à disposição da Prefeitura por um prazo de 30 dias.
Mas o ponto alto da festa foi à entrega do título de Patrimônio da Humanidade. Concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 01 de agosto de 2010, durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, o tão sonhado título de Patrimônio da Humanidade foi entregue pela Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao Governador de Sergipe, Marcelo Déda.
Visivelmente emocionado o Governador fez questão de levantar o diploma para que todos pudessem desfrutar de sua alegria. “Hoje é uma data muito especial, não somente pela entrega do nosso titulo, mas também pela emancipação de Sergipe” falou.
O governador completou ainda, dizendo que São Cristóvão é o berço da civilização sergipana e que por três vezes foi incendiada e invadida pelo navegador Maurício de Nassau, mas mesmo assim manteve-se viva.
A conquista do título foi árdua, mas gratificante. Durante cinco anos o Governo de Sergipe, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura Municipal de São Cristóvão junto com a sociedade civvil lutaram para tornar o sonho realidade.
Segundo o presidente do Iphan, Luis Fernando de Almeida, há 10 anos que o Brasil não ganhava um título de patrimônio da humanidade. A vitória de São Cristóvão veio para romper a barreira.
“Essa conquista proporciona ao nosso país, mais visibilidade e também uma maior responsabilidade. Pois é necessário que todos nós façamos da Praça São Francisco um instrumento de melhoria de condições não somente da cultura, mas principalmente da vida da população que habita esta cidade” completa.
Em seu discurso, Ana de Hollanda, relembrou fatos históricos e parabenizou os sergipanos pela emancipação política, também comemorada no dia 08 de julho “Comemorar é celebrar. Vamos prestar atenção no significado dessa palavra ‘comemorar’: lembrar junto. Isto é perfeito para o que estamos fazendo aqui hoje”, disse a ministra.
O presidente do Iphan, o diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata, O secretário de Patrimônio, Luiz Alberto e demais autoridades foram homenageados pela Medalha da Ordem do Mérito Aperipê, entregue pelo Governador de Sergipe.
Também participaram da solenidade o vice-governador de Sergipe, Jackson Barreto, a presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães, a superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Oliva, secretários de Estado, deputados federais, deputados estaduais, vereadores e autoridades jurídicas. A festa foi encerrada ao som a Orquestra Sanfônica de Sergipe.

Texto e foto: Grazziele Santos