14 julho 2011

3ª EDIÇÃO DO SÃO CRISTÓVÃO EM AÇÃO É REALIZADO COM SUCESSO NO CONJUNTO LUIZ ALVES II

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Prefeitura de São Cristóvão, através da integração dos órgãos municipais e sociedade civil, realizou a 3ª edição do São Cristóvão em Ação, no conjunto Luiz Alves II, uma iniciativa que diminui as distâncias entre a comunidade e os serviços, além de traçar nortes para a administração em prol da comunidade.
A ação ocorreu durante todo o dia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Francisco dos Santos, tendo início às 8h, reunindo uma multidão de pessoas oriundas de diversos logradouros, com ênfase no Conjunto Luiz Alves II, onde foi realizada uma divulgação intensa pela Prefeitura e pela Associação de Moradores do Conjunto Luiz Alves II (AMCLA), por meio da dedicação do Presidente Gerson Ferreira, que somou forças com a administração.
Foram ofertados serviços de confecção de carteira de identidade, carteira de trabalho, orientação sobre o Programa Bolsa Família, BPC e Peti. Também dentro dos serviços sociais ofertados, estiveram inclusos o corte de cabelo gratuito, o que envolveu profissionais da comunidade que se doaram pela ação. Para tanto, foram mobilizadas a secretária da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, em companhia das equipes dos Cras da sede e do Conjunto Eduardo Gomes; Creas; Bolsa Família; Peti; Projovem Adolescente; além de oficineiros; educadores; preparadores físicos e o instrutor de Boxe do Projovem.
Cedo, o Prefeito Alex Rocha marcou presença na Escola Municipal, prestigiou o evento e foi acolhido pela comunidade que conversou com o seu gestor e, logo em seguida, o vice-prefeito, Cláudio Sanclau, também esteve presente à ação.
Participando pela primeira vez do mutirão, como tem sido chamada a ação, devido à quantidade de serviços ofertados, o secretário da Saúde, Thiago Araújo Mendonça, esteve presente em companhia da experiente equipe formada por nutricionista, enfermeiros, técnicos em imunologia, ou seja, toda a assistência básica do município, além da Covisa, responsável pela conscientização da necessidade de se combater o mosquito da dengue, destruindo os focos e prevenindo-os.
Os serviços da área da saúde reuniram mulheres, homens e crianças de todas as idades em torno de atendimento como clínica geral, ginecologia, exames de aferição de pressão, glicemia e de lâmina, além da orientação da nutricionista do município, que fez diversos encaminhamentos para que quadros de obesidade infantil, falta de controle da glicemia em diabéticos e alimentação em geral possam ser acompanhados por ela e pelo clínico.
Satisfeita com a ação, a moradora do conjunto Luiz Alves II, Maria Auxiliadora Paixão dos Santos, 63 anos, confirmou morar há 30 anos em São Cristóvão e já haver participado de ações semelhantes, mas não com a quantidade de serviços oferecidos pela administração atual. “Uma ação como essa ajuda bastante a comunidade. Não tenho doenças, mas há 6 anos, não realizo exames, por isso aproveitei a oportunidade para por minha saúde em dias e vou pedir ajuda para deixar de fumar, hábito que iniciei desde criança”, revelou dona Auxiliadora.
Profissionais de diversos setores da administração estiveram envolvidos, atendendo, agilizando, orientando, informando as pessoas que marcaram presença à 3ª edição e toda a comunidade foi envolvida, com brinquedos para as crianças, montados na praça localizada ao lado da escola, com cama elástica, escorregadeira, muita pipoca e algodão doce.
Também na praça, as bonequeiras da Sala dos Saberes e Fazeres, localizada no térreo da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, expuseram suas bonecas temáticas, chaveiros e distribuíram seus contatos para a confecção posterior de possíveis encomendas.
Numa das últimas salas, a coordenação de Saúde Mental do Município desenvolveu atividades psicopedagógicas com crianças, que pintaram desenhos. Na sala ao lado, o choro de alguns pequeninos eram o sinal de que as mamães aproveitaram a oportunidade para a organizar as vacinas das crianças.
Um dos serviços que também foi disponibilizado e procurado pela população foi a assessoria jurídica, onde o Conselho Municipal da Mulher de São Cristóvão marcou presença e ofereceu sua atenção.
Cosmira Teixeira dos Santos,47 anos,moradora da Rua B, nas proximidades do Colégio onde foi realizada a ação, chegou cedo para ser atendida. “Quero ser atendida por um clínico geral, pois um dia como esse é muito bom para a comunidade e eu tenho problemas cardíacos, portanto para mim é uma beleza”, disse.
O educador Físico, Marcos Roberto de Andrade, preparador físico do Cras esteve à disposição da população durante todo o dia, orientando e convidando a participar das atividades. “O povo tem que entender que o exercício físico é uma necessidade de todos. O alongamento pela manhã, após uma noite de sono, faz com que os batimentos cardíacos fiquem normais e previne a distensão dos membros superiores e inferiores, além de ajudar no controle da respiração em jovens e idosos. Desenvolvemos atividades nos Cras da sede e do Conjunto Eduardo Gomes para os assistidos pelos programas”, pontuou o preparador.
Dona Alzira Caetano Souza, tem 87 anos, e tirou a manhã para se cuidar. “Gostei muito da vinda do médico até aqui porque ele vai poder olhar o problema que está causando uma dor no meu ombro e pescoço e já medi a pressão e a glicemia”, falou a idosa ao aprovar o São Cristóvão em Ação.
As odontólogas Cyntia Paula, do Posto de Saúde do Rosa Elze; e a Marília Alves Cruz, do Rosa Maria, realizaram palestrar sobre a importância da escovação e distribuíram kits para crianças. Dentro da proposta da saúde, também foram distribuídos preservativos e folhetos esclarecedores sobre doenças sexualmente transmissíveis.
A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da integração das secretarias do Planejamento, Cultura e Turismo, Finanças, Esportes, administração, procuradoria e SMTT, leva serviços até o sancristovense e promove cidadania.




Texto: Yara Santos
Foto: Grazziele Santos