27 julho 2011

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL REÚNE CENTENAS DE PESSOAS






O primeiro dia de atividades da IV Conferência Municipal da Assistência Social reuniu centenas de pessoas no salão Sagrada Família, em torno do tema principal do evento “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. Evento realizado pela Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Social (Semides), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, além de reunir usuários de programas sociais desenvolvidos pelo município, seus familiares e funcionários, também foi atraído um público interessado em conhecer um pouco mais a respeito das políticas sociais existentes no município e como ser beneficiado por elas.
Após o credenciamento dos participantes, a mesa foi composta pela secretária da Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; vereador Pai Veio, representando o Poder Legislativo; Onete da Mota Santos, da Semides; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luiz Carlos Freire França; e representantes da sociedade civil organizada. Em seguida, ao término da execução do Hino Nacional Brasileiro e aprovado o Regimento Interno, a facilitadora, Arilda Viana, apresentou a palestra que é o eixo temático do evento “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”.
No salão, maquetes, quadros e artesanatos, todos produzidos durante oficinas pelos adolescentes dos programas, podem ser observados pelo público. A palestra se enveredou por vertentes que abordaram o funcionamento e articulação de políticas sociais no Brasil, onde foi pontuada a nova política de Assistência. “
“No mundo, até 2025, a população estará, em sua maioria, estará idosa. Idoso não é apenas aquele que tem 60 anos, pois a partir da constatação da nossa existência, o feto já começa a envelhecer, por isso mesmo é que precisamos desenvolver políticas assistenciais para atender as necessidades de diversos públicos”, disse Viana.
Segundo a ministrante, a inclusão de pessoas portadoras de deficiência precisa ser integral, pensada como prioridade, em termos de acessibilidade e demais questões. “Ela é deficiente, mas não é inválida, pois tem capacidades e, hoje, já chegam a concluir cursos superiores e são aprovados em concursos públicos. As instituições destinadas a atender esse público precisam seguir o modelo orientado, principalmente quanto à acessibilidade”, finalizou a palestrante.
Ao final da programação, os adolescentes do Projovem que participam da oficina de teatro apresentaram uma peça intitulada “Gravidez na Adolescência”, onde caracterizados como membros de uma família comum, com pai, mãe e filhos, a temática foi abordada numa linguagem nordestina, em cordel, prevenindo e remediando situações com que convivemos diariamente, mas que, culturalmente, ainda é tabu para uns tantos, resultando em conseqüências já conhecidas, como uma gravidez.
O público aplaudiu os adolescentes e os familiares estavam orgulhosos por verem o resultado do trabalho desenvolvido com os seus filhos que participam dos programas sociais do município. A programação da IV Conferência segue com apresentações culturais e palestras hoje, 27, no Salão Sagrada Família pela manhã e tarde.

Texto e foto: Yara Santos