12 julho 2011

SÃO CRISTÓVÃO PARTICIPA DO 6° SALÃO DO TURISMO E APRESENTA O QUE HÁ DE MELHOR NA CULTURA LOCAL

“Experiências e Inovações no Turismo”. A 6ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil ocorre em São Paulo no período de 13 a 17 de julho, onde a quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, participará pela segunda vez, atendendo a convite, apresentando a história e a cultura do município através da gastronomia, informes turísticos, artesanato, além de registros em DVD’s do legado cultural do município.

No stand do município, a diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de São Cristóvão, Silene Lazarito, segundo a qual serão levados para a degustação: queijadas; bolachinhas de goma; balas (jenipapo; goiaba; banana), todas feitas na Casa da Queijada, em São Cristóvão; além de folheteria promocional; e Dvd’s. “Trataremos a questão do Patrimônio histórico, através do material promocional”, informou a diretora.

O Salão do Turismo acontece no Parque Anhembi, Pavilhão Norte/Sul, localizado na Avenida Olavo Fontoura, n° 1209, Santana, São Paulo, onde estudantes, pessoas interessadas e profissionais da área terão acesso. “Eles atendem a um público geral, desde estudantes até interessados no tema, destacando pessoas da terceira idade, que lotam as edições do salão”, disse Lazarito.

Esta disse ainda, que o evento é setorizado e que no Vitrine Brasil, terão destaque o artesanato, chamando a atenção para as bonecas temáticas de São Cristóvão, confeccionadas pelos artesãos do município que participam da Sala dos Saberes e Fazeres, sempre apresentando os motivos dos grupos folclóricos locais.

“A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo tem avançado nos trabalhos de infraestrutura turística para atender às necessidades dos turistas, a exemplo da implantação da Sala dos Saberes e Fazeres, onde contemplamos os artesãos do município para comercializar produtos com qualidade as lembranças que os turistas levam; a implantação do Posto de Informação Turística, que está suprido de material promocional sobre Laranjeiras, Emsetur, Iphan, Secretaria de estado de Cultura e Turismo e Secretaria de Cultura e Turismo de São Cristóvão. A nossa folheteria é idealizada pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, onde as formas são criadas pela designer Sandra Helena dos Santos”, concluiu.

Assim sendo, São Cristóvão fica em evidência de 13 a 17 de julho, mostrando ao mundo o que há de melhor a ser explorado por meio do seu potencial histórico-turístico e cultural.

Texto: Yara Santos