30 março 2012

SÃO CRISTÓVÃO REALIZA AÇÃO CIDADÃ E BENEFICIA CENTENAS NO POVOADO PARQUE SANTA RITA















A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através das suas secretarias, realizou uma Ação de Cidadania no Povoado Parque Santa Rita, levando serviços nas áreas da Inclusão, Saúde, Cultura, Lazer e Saúde Mental, àquela população e circunvizinhas.
Funcionários, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, educadores, cabeleireiras, professores e a diretora da Escola Municipal Manoel Assunção do Nascimento, onde foram instaladas as bases da emissão de Carteira de Identidade e Profissional; a vacinação e a aferição de P.A. ( Pressão Arterial), e glicemia, atenderam a população moradora do Parque Santa Rita e vizinhança, das 09h00 às 16h.
A EMEF Manoel Assunção Nascimento atende cerca de 230 crianças da região, do Ensino Fundamental Menor, e a diretora, Maria Aparecida Santos Moura, preparou toda a comunidade para participar da Ação. “Nós realizamos uma reunião com as famílias dos estudantes e convidamos todos a participarem, aproveitando a oportunidade para regularizar os documentos e se divertirem”, disse. Integradas, as professoras da escola orientaram as famílias e aproveitaram para se vacinar.
A ação já foi realizada em ano anterior, mas nesta sexta-feira, 30, bateu o recorde reunindo centenas de pessoas, que aproveitaram para pôr as vacinas dos adultos e das crianças recém-nascidas e maiores, em dia. Além disso, as famílias arrumaram os cabelos; fizeram manicura e pedicura; puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que dão vida a verdadeiras obras de arte (casarões, navios e porta-canetas) em papel jornal e revista.
As crianças estavam maravilhadas com os brinquedos montados para animar a comunidade. O escorrega, as camas-elásticas, a piscina de bolas e de sabão foram procuradas por centenas de crianças, organizadas em filas para dar oportunidade a todas.
As cadeiras das cabeleireiras permaneceram ocupadas por pessoas da comunidade e revelaram os talentos das funcionárias, que mostraram mão-cheia para cortes. O senhor Ginaldo Pedro dos Santos tem 40 anos, soube da Ação e foi solicitar mais uma via de sua carteira de Identidade, e aproveitou a oportunidade para fazer o cabelo, revelando à equipe que este é o seu presente de aniversário, que será comemorado neste sábado, 31.
A senhora Joilma Santana Santos ouviu o anúncio dos serviços da Ação Cidadã e levou Jhones Santana Santos, 3 anos, para cortar o cabelo. “Sempre o levo para cortar o cabelo, mas quando soube que iriam cortar de graça, achei bom e vim logo”, disse a mãe satisfeita.
Na Associação de Moradores, localizada ao lado da Escola Municipal, as manicuras atenderam e mais do que desencravar unhas, aumentaram a auto-estima das mulheres da comunidade.
Crianças, adolescentes, jovens e adultos assistiram ao Cinema em 6D e ficaram animados com a projeção da película, envolvendo o público que sentiu todas as emoções vividas pelos personagens das tramas. Pâmela Ribeiro Santos tem apenas 12 anos e satisfeita com o filme, retornou à fila para assistir novamente.”Deu para sentir que balança, chove e tudo parece realidade, foi a primeira vez que eu fui, tive um pouco de medo, mas adorei e vou de novo”, disse a adolescente.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, representada pela secretária, Aglaé Fontes; pela diretora de Turismo, Silene Lazarito; e demais assessores administrativos, levaram o trabalho das bonequeiras da Casa dos Saberes e Fazeres, que através da artesã Tatá, chamou a atenção de mocinhas da comunidade, que sentaram para aprender a arte.
A primeira-dama e secretária Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira, participou da Ação Cidadã e revelou sua satisfação em poder beneficiar as comunidades que estão mais afastadas do Centro Administrativo, com serviços de cadastramento, emissão de documentos, profissionais da rede de proteção, além da integração das secretarias, mostrando um corpo único da atual administração e pondo em evidência o maior patrimônio de São Cristóvão, seu povo.
O secretario municipal da Saúde, Thiago Araújo de Mendonça, esteve presente e junto com ele, o diretor do CAPS Valter Correia, oficineiros, motoristas e toda a equipe de acolhimento, além de usuários que abrilhantaram a exposição de suas obras de artes.
As carteiras de identidade serão entregues com oito dias e as profissionais, com quinze dias, na Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Também prestigiaram a Ação, o secretário do Grande Rosa Elze, Lindemberg Andrade; o secretário de Comunicação, Pedro Rocha; o Diretor de Inclusão, Márcio Siqueira; e demais representantes de uma administração por uma cidade melhor.






Texto e Fotos: Yara Santos