01 março 2012

OFICIAL: SÃO CRISTÓVÃO ABRE SEMANA DA MULHER EM SERGIPE

A Prefeitura Municipal de São Cristóvão, através da participação de todas as suas Secretarias, realizou na manhã dessa quinta-feira, 1° de Março, a abertura oficial da Semana Estadual da Mulher. O município foi escolhido pela Secretaria de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, devido aos altos índices registrados e contou com a presença de secretárias e secretários, além da aderência de estudantes e da população em geral.
Marcado pela Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher, da qual participaram o secretário do Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto Santos; a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Gilvânia de Souza; entre outros representantes do município; a Coordenadora de Articulação Institucional do Estado, Raquel Oliveira; as gerentes de Enfrentamento à Violência, Márcia Vieira e Fernanda Fontes; além de Coordenação de temáticas e Comunicação do Estado.
A mensagem foi passada através de faixas e bandeiras e pela professora Ivonete Barreto, que já protagonizou o movimento de Mulheres no Município, estando à frente da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, explicando à comunidade, a Lei Maria da Penha e as ferramentas que não só a mulher, mas toda a sociedade detém, para denunciar esse tipo de violência.
Os estudantes que participaram da Caminhada, das escolas Lourival Batista, Araceles e Gaspar Lourenço, produziram cartazes que trataram da Violência à Mulher. A professora Márcia Borges, que os acompanhou, revelou que o tema foi assunto de pesquisa em sala de aula. “Os estudantes produziram cartazes sobre a violência contra a mulher e pesquisaram a história do Dia da Mulher e muitos casos vieram à tona”, disse a professora do 5° ano do Araceles.
A Secretaria da Educação marcou a sua participação mostrando que a temática precisa ser trabalhada durante todo o ano e distribuiu um folder, onde prega o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Partindo da frente do Fórum Desembargador Gílson Góes, a Caminhada seguiu até a Praça São Francisco, onde todos puderam desfrutar de serviços nas áreas da Saúde, com vacinação, marcação de exames, aferição de pressão arterial e glicemia; Saúde Mental, com a exposição do material produzido em oficinas de artesanato nos CAPS Valter Correia e João Bebe Água; Cultura, com a exposição do artesanato produzido pelas bonequeiras da Casa dos Saberes e Fazeres, os bordados de D. Célia, as peças entalhadas de Nivaldo, o samba de coco de Mestre Rindú e as Caceteiras; a Secretaria de Planejamento, com a parceria do Sergipetec, realizando inscrições gratuitas para os cursos de Inglês, Informática e Meio Ambiente; a Procuradoria, que disponibilizou advogados para esclarecer e orientar a população; a Educação, com os serviços do órgão à disposição; a Comunicação realizando a cobertura do evento; e a Inclusão Social, com equipes do Programa Bolsa Família, CRAS, CREAS, Projovem Adolescente, Peti, e serviços de estética, como manicure, pedicure, maquiagem, massagem e cabeleireiro.
Na Praça, a secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teles, se pronunciou acerca da temática e agradeceu à Prefeitura pelo acolhimento. “Após algumas reuniões realizadas com os órgãos envolvidos com a temática, São Cristóvão foi escolhido para sediar a abertura da Semana Estadual da Mulher porque tem apresentado um elevado índice de violência contra a mulher, sobretudo nos primeiros meses do ano. Trazendo o movimento, chamamos a atenção da sociedade, pois a violência tem que ser publicizada já que afeta e destrói a família. Não gostaria que fosse por esse motivo, mas São Cristóvão possui muitas belezas e, por isso mesmo, temos que entrar nessa luta que só alcançará êxito quando homens e mulheres se perceberem iguais”, explicou a secretária.
Incansável, o secretário de Planejamento e Orçamento, Paulo Roberto, desde o início dos preparativos, quando o município foi escolhido para sediar, esteve à frente das atividades, envolvendo todas as secretarias e demais órgãos, a exemplo do Conselho de Direitos da Mulher - COMDIM, para atender a população e propagar o Combate à Violência Contra a Mulher.
A programação tem continuidade com os serviços, apresentações culturais, incluindo além dos grupos folclóricos, a apresentação do grupo de Percussão e Sucata do Projovem Adolescente, e show da Banda Samba de Moça Só, às 17h.
Também marcaram presença a secretária e primeira-dama, Carolina Pereira; a secretária da Educação, Daniela Melo; a Diretora de Turismo, Silene Lazarito; os diretores dos CAPS, João Bebe Água, Rosângela Rocha, e Valter Correia, Marcos Aurélio Marques; o secretário da Saúde, Thiago Araújo; o secretário de Agricultura, Vanderlan Correia; COVISA; SUBPAC; e CMDCA.
Diga Não a todos os tipos de Violência, Ligue 180.


Texto: Yara Santos