04 março 2012

PASSOS: PROCISSÃO DE PENITÊNCIA É ACOMPANHADA POR MILHARES DE FIÉS EM SÃO CRISTÓVÃO







“Abre a porta, povo, que já vem Jesus, ele vem cansado com o peso da cruz”. O município de São Cristóvão está repleto de fiéis vindos de todas as partes do país para participar da Festa de Nosso Senhor dos Passos, nos dias 03 e 04, quando acontece a segunda maior romaria, reunindo milhares cristãos num mar roxo por toda a cidade.
A primeira noite, 03, teve início com a missa realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, onde os fiéis assistiram à celebração proferida por Dom Henrique, o Frei Sormani e pelo novo pároco da Igreja Nossa Senhora da Vitória, Padre Willams Oliveira Lima.
Descalços, num exercício de fé, idosos, jovens e crianças, vindos de municípios como Lagarto, Itabaiana, Itaporanga, além de São Cristóvão, vestiram mortalhas, carregaram velas e feixos de madeira, superaram dores e outras limitações para realizarem suas promessas ou agradecer pelas graças já alcançadas.
O movimento em São Cristóvão teve início ainda na sexta-feira, 02, quando romeiros e vendedores começaram a se alojar na cidade, de forma que a ladeira da Prefeitura ficou lotada de comerciantes vindos de Juazeiro do Norte, no Ceará, e de outros municípios de Sergipe, trazendo imagens e todos os tipos de adornos.
Após a Missa Campal, a procissão de penitência saiu com o andor, carregado por populares e autoridades, em direção à Igreja Matriz, revivendo os sete passos de Nosso Senhor, ao som do Coral Vozes da Vitória.
Moradoras do Povoado Cajaíba, município de Itabaiana, Ane Priscila Santos de Jesus, 27, veio à procissão em companhia da mãe, Josefa Adeilde dos Santos, vestida numa mortalha roxa, para agradecer pelas graças alcançadas. Segundo a mãe, desde os 10 anos de idade, a fé em Nosso Senhor dos Passos a move e serviu de exemplo para a filha.
Sancristovense, Jivaneilde Jesus de Santos, acompanhou o esposo, Marcos Góes, este vestido numa mortalha roxa, agradecia a Senhor dos Passos por uma graça alcançada e já renovando os pedidos para que a cirurgia do coração, pela qual vai passar, seja bem sucedida. “Esperamos pela graça com fé em Senhor dos Passos”, disse o casal.
Integrante do GRUCIC – Grupo Carismático Lar Imaculada Conceição, a senhora Maria Batista de Souza, 69, no exercício de fé de muitos anos, voltou a acompanhar a procissão e descalça, e de vela na mão, superou as próprias limitações e seguiu plena em agradecimento às graças alcançadas e renovando os votos com o santo. Além de exercer a sua fé, a senhora trabalha para receber os visitantes. “A festa do sancristovense é acolher bem o romeiro”, falou.
O caminho lotou as ruas do Correio e a Praça da Matriz, onde os fiéis tocaram a imagem e depositaram suas mortalhas ao final da adoração.
A festa conta com pontos de apoio para água, alimentação, banheiros químicos e estacionamentos, o apoio logístico DA Prefeitura Municipal de São Cristóvão, SMTT . Neste domingo, 04, às 16h, acontece a Procissão do Encontro e às 17h, a Missa de encerramento, na Praça do Carmo.










Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos