22 março 2012

CONSELHO TUTELAR DE SÃO CRISTÓVÃO DIVULGA AÇÕES PARA 2012 E BALANÇO DE 2011

A presidente do Conselho Tutelar do Município de São Cristóvão, Katiucia Menezes Ramos, revela o cronograma de atividades que serão desenvolvidas pelo órgão durante todo o ano de 2012, além de prestar esclarecimento sobre as competências deste e um balanço de 2011.
“Para o ano de 2012, o Conselho Tutelar de São Cristovão 1º Distrito irá intensificar a atuação preventiva junto à comunidade, colocando em pratica o Projeto Conselho Tutelar Itinerante, que terá como alvo as pessoas dos povoados do nosso município. O projeto tem como objetivo levar esclarecimentos sobre o conselho Tutelar, realizando palestras de acordo com o perfil de cada local oportunizando àquelas pessoas que façam denúncias sem precisar se deslocar do seu bairro”, informou.
O Conselho Tutelar de São Cristovão está localizado à Rua Frei Santa Cecilia, n°. 68, centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h00. Plantão 24h pelo telefone (79) 91546-664. Informações e denúncias pelo telefone (79) 3261-1408 ou pelo endereço eletrônico conselhotutelarsc@hotmail.com.

“Não é atribuição do Conselho Tutelar realizar diligências e/ou fiscalizações em bares, prostíbulos e casas de shows e espetáculos; abordar e/ou recolher crianças e adolescentes que se encontrem em situação de rua. Receber adolescentes (com mais de 12 anos) que tenham cometido atos infracionas: roubo, furto, tráfico de drogas, portando armas, etc. , sendo esses competência das Polícias Militar e Civil”, esclareceu a presidente.

BALANÇO – Atuação do órgão em 2011:
Durante o período de janeiro a dezembro de 2011, o Conselho Tutelar de São Cristovão 1º. Distrito realizou 719 atendimentos, cumprindo o papel proposto de zelar e defender os direitos da criança e do adolescente.
Dentre os casos estão: solicitações de apoio em conflitos familiares, maus tratos, negligência, evasão escolar, exploração do trabalho infantil, abuso sexual e psicológico, e outros dos quais foram encaminhados para o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Secretaria de Educação e de Saúde, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário para que fossem tomadas as medidas cabíveis.

Também foram realizadas ações como: solicitações de abrigamentos para Instituições como: Casa da Criança, Isabel Abreu, Lar Cristo Redentor, Abrigo Céu, Projeto Esperança, ao todo foram encaminhados 06 crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar também participou de capacitações e seminários dentre eles: Seminário de Combate ao Trabalho Infantil, Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e adolescentes, Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e adolescentes, Comitê de Mortalidade Infantil e materna, Participação da Escola de Conselhos de Sergipe, Participação do COMACS/Fundeb, Reunião de Saúde Mental e Atenção Básica e saúde da Criança e outros.

No ano de 2011, o Conselho Tutelar também realizou ações educativas e preventivas:

MARÇO 2011- Carnaval de São Cristovão - com informativos de orientação aos donos de bares, sobre a proibição de vendas de bebidas alcoólicas a menores.
ABRIL 2011- Palestra sobre Violência Contra crianças e adolescentes no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, Parque Santa Rita.
MAIO 2011 – Caminhada em Prol do Dia 18 de maio, Em prol do Enfrentamento ao abuso e exploração Sexual de crianças e adolescentes. Visita à Câmara Municipal de Vereadores para prestar esclarecimentos da atuação do Conselho.
JULHO 2011 – Palestra na Pastoral da Família, sobre as medidas aplicadas aos pais nos casos de negligências com os filhos.
NOVEMBRO 2011 - Palestra Educativa no Colégio Araceles Rodrigues Correia.


Ascom PMSC