09 março 2012

Saúde e Educação realizam a Semana Saúde na Escola

As Secretarias da Saúde e da Educação do Município de São Cristóvão dão continuidade ao Programa Saúde na Escola, esse ano, com foco no tema definido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, ‘a prevenção da obesidade infantil’. Por isso, no período de 05 a 09, foi desenvolvida a Semana Saúde na Escola.
A Atenção Básica do Município, coordenada por Joélia Ferreira Gouveia, em parceria com a Educação, através da coordenadora do Programa, Celma Souza da Rocha Polito, realizaram desde o dia 05 de Março, a Semana Saúde na Escola, desenvolvendo três ações prioritárias, sendo elas: avaliação antropométrica e orientação de visitas das famílias às Unidades Básicas de Saúde; a realização de atividade educativa sobre promoção da alimentação e modos de vida saudáveis com a comunidade escolar, considerando os alimentos regionais; e a realização de atividades abordando as temáticas da saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano da escola.
A mobilização é nacional e a adesão é voluntária, mas São Cristóvão vem desenvolvendo o programa de maneira a melhor a Saúde, através da parceria com a Educação do município, o que pode ser observado na quantidade que antes contava com 10 escolas e 10 equipes e, agora, são 48 escolas e 24 equipes.
O Ministério da Saúde enviou material para que o Programa seja desenvolvido nas escolas, onde conta com balanças, 84 kits bocão (Saúde Bucal), medidor de criança, todos os itens necessários para a avaliação antropométrica, os quais estão sendo distribuídos nas escolas.
Ao longo do ano letivo, as secretarias da Saúde e da Educação desenvolvem o Programa nas unidades de ensino, localizadas no município, contemplando escolas municipais, estaduais e federais.
Sendo assim, nesta sexta-feira, 09, a primeira semana foi encerrada em unidades de ensino do Rosa Elze e, segundo a coordenadora da Atenção Básica, na próxima o Programa terá continuidade.















Texto e Foto: Yara Santos