23 março 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É TEMA DE PALESTRA NO PETI









Na tarde da quinta-feira, 22, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de São Cristóvão (PETI) recebeu a visita de estudantes do 6° período do Curso de Serviço Social de uma Universidade particular da capital, cujo estágio corresponde ao atendimento de crianças assistidas pela rede social de proteção, com ênfase na alimentação saudável.
As estagiárias Márcia Regina Ribeiro e Maria Helena Fortes revelaram que o foco na alimentação foi definido com base nas informações que obtiveram sobre a infância em Sergipe, onde o quadro mostra deficiência no organismo destas crianças.
“Decidimos trabalhar a alimentação saudável por conta dos índices de deficiência no organismo das crianças, o que pode ser causado por diversos fatores sendo alguns deles a má alimentação ou a falta dela”, explicou Márcia.
As estagiárias confirmaram a visita a todas as unidades do PETI de São Cristóvão, sempre nas segundas, quartas e quintas-feiras, realizando palestras sobre alimentação e gincanas.
Ontem, as estagiárias falaram sobre a riqueza dos alimentos, chamando a atenção para itens como a cenoura, o repolho e a beterraba, que ajudam no crescimento, no raciocínio e previnem a contração de doenças.
Após as palestras, as crianças assistidas aprenderam como higienizar as mãos para manusear os alimentos e formaram três equipes e cada uma montou um prato de saladas, sendo o mais colorido eleito campeão. AO júri foi composto por educadores, cozinheira e jornalistas, sendo a equipe n° 2, vencedora.
Ao final, as estagiárias orientaram as crianças a experimentar mais legumes, verduras e frutas para crescerem fortes e saudáveis.


Durante toda a tarde, a equipe de profissionais do PETI esteve presente, participando e orientando as crianças durante a atividade, além da Coordenadora, Sandra Regina Lima, que acompanhou a proposta. A alimentação do PETI conta com profissionais da nutrição, que junto com a coordenação, forma cardápios compostos de elementos que suprem as necessidades de cada faixa etárias atendida nas unidades. Ao final de toda a atividade, as crianças almoçaram e comeram as saladas montadas por elas mesmas.



Páscoa – Os pais das crianças assistidas pelo PETI foram convidados a participar da confraternização Pascoal, que acontecerá no dia 04 de abril, oferecendo um almoço e um jantar de Páscoa.




















Texto e Foto: Yara Santos