08 março 2012

SENHOR DOS PASSOS: PROCISSÃO DO ENCONTRO EMOCIONA MILHARES DE CRISTÃOS


A Festa de Nosso Senhor dos Passos, no município de São Cristóvão, foi finalizada na noite de ontem, 04, com Missa Campal realizada na Praça do Carmo, após a Procissão do Encontro que emocionou a todos, mediante a chegada das imagens na Praça São Francisco.

Durante o dia, as Igrejas do Carmo, São Francisco, Rosário e Amparo tiveram a celebração de missas e às 14h, foi feita a Via Sacra em todas elas, com os Frades Carmelitas, a Ordem Franciscana Secular, a Legião de Maria e o Apostolado da Oração.

Após esta programação, teve início a Procissão do Encontro com a saída da imagem de Nosso Senhor, da igreja Nossa Senhora da Vitória, em direção à Praça São Francisco, onde aguardou a chegada da imagem de Nossa Senhora, recebida com aplausos e muita emoção pelos cristãos e pagadores de promessas.

Contando com a presença do pároco da Igreja Nossa Senhora da Vitória, Padre Willams Oliveira Lima, Padre Flávio, Padre Severino e Frei Sormani, o Bispo de Estância, Dom Eugênio, foi quem proferiu as palavras durante o Encontro, antecedendo o Canto da Verônica. “Os passos são a trajetória simbólica de Jesus pelas ruas de Jerusalém, onde derramou o seu sangue e a cruz é a expressão da vontade do pai. Nossa Senhora se valeu de tal forma da palavra de Cristo que foi a sua maior discípula e por isso Jesus disse que quem quiser segui-lo que carregue a sua cruz de cada dia e como ele disse, faça de Nossa Senhora a sua mãe”, ministrou. Antes de encerrar a sua fala, o Bispo citou os colossenses, dizendo “Eu, agora, alegro-me nos meus sofrimentos por vós e completo na minha carne o que falta à Paixão de Cristo pelo Seu corpo, que é a Igreja [...]”.

O Canto da Verônica emocionou os pagadores de promessas e a revelação da face de cristo foi aplaudida e, assim, a procissão continuou sendo, as imagens, levadas pelo percurso previsto até chegarem à Praça do Carmo, onde houve a Missa Campal, reunindo milhares de pessoas com o desejo de tocar as imagens, agradecer e pedir a ajuda de Nosso Senhor dos Passos, cuja romaria é a segunda maior do Brasil, num exercício de fé de pessoas vindas de todos os lugares, sendo acolhidas pelos órgãos responsáveis pela organização do evento, onde foi disponibilizado o apoio logístico, com pontos para alimentação, higiene pessoal, comunicação, água, Conselho Tutelar e aferição de sinais, com tenda da Saúde na Praça São Francisco.
Marcaram presença no evento, o prefeito do município de São Cristóvão, Alex Rocha; a primeira dama e secretária municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Carolina Pereira; o presidente da Câmara legislativa, o vereador Paulinho dos Correios; secretários, vereadores e demais autoridades governamentais e não governamentais do município e do Estado.



Texto: Yara Santos