13 março 2012

INFRAESTRUTURA DE SÃO CRISTÓVÃO ASSISTE À PALESTRA SOBRE PLANO DE SEGURANÇA DO GASODUTO DA PETROBRAS

Na manhã desta terça-feira, 13, técnicos de Segurança e de Relacionamento da Transpetro realizaram palestra para a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Cristóvão sobre o Plano de Segurança do Gasoduto.

A técnica de Segurança, Rosilda Batista Almeida, apresentou um vídeo para a equipe do órgão, tratando de simulação de emergência, gás natural, prevenção de explosões e o resfriamento de dutos.

De acordo com a mesma, simulados de campo e de comunicação estão sendo realizados na Bahia, em cidades como Catu, Camaçari e Itabuna e, em breve Sergipe também passará pelo treinamento.

A técnica de Relacionamento, Cícera Cardoso, explicou que as palestras estão sendo realizadas para os órgãos de defesa e interferentes e em São Cristóvão, a Transpetro gerencia os dutos de gás natural que passam por seis povoados (Alto do Bernardo, Arame 2, Coqueiro, Assentamento Florestan Fernandes, Aldeia Velha e Umbaubá). “Temos o objetivo de integrar os órgãos de defesa e os interferentes, como os BOMBEIROS, o SAMU, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil”, explicou.

Luciano Silva Santos, Coordenador Municipal da Defesa Civil – COMDEC,revelou que em parceria com a Nacional e o Estado, o Município realizará uma simulação de inundação, evacuação e retirada da comunidade. “Aproveitamos a palestra para tratar de questões de risco, evacuações, plano diretor, comunidades e engenharia ambiental”, disse.

Também foram distribuídos fôlderes da Transpetro, onde a empresa orienta como movimentar combustíveis e procedimentos que garantem a segurança do usuário.

Texto e Foto: Yara Santos