29 março 2012

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA CHEGA AOS ADOLESCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO

Na tarde da quarta-feira, 29, o Programa Saúde na Escola, realizado no município de São Cristóvão através da parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação, chegou à Escola Municipal São Cristóvão, onde tratou de Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DST’s.
Apresentado pelos profissionais da Saúde da Equipe 3, que atende a Área 3, no Posto Valadares, levou Enfermeira, Auxiliar de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde para conversar com adolescentes com idades entre 10 a 15 anos, abordando uma temática importante para o período que o grupo está vivendo, a puberdade.
A descoberta do corpo, as mudanças, os hormônios e, finalmente, o sexo e as prevenções foram abordados pela enfermeira Renata Carvalho, num discurso ilustrado por figuras, mostrando as consequências da prática do sexo sem prevenção. Os estudantes, inicialmente, envergonhados, logo começaram a interagir, esclarecendo dúvidas e conhecendo bastante informações que eles, até então,desconheciam.
Sífilis, Cranco mole, Cranco duro, AIDS, Herpes, e a própria gravidez, todas resultantes da prática sexual, foram abordadas e deixaram os adolescentes mais atentos e seguros sobre o que fazer e quem procurar.
A realização do PSE – Programa Saúde na Escola foi acompanhada pela agente Comunitária de Saúde, Geovânia Matos Correia, que explicou a escolha da temática. Segundo ela, enquanto algumas escolas tratam de alimentação saudável, outras tratam de Doenças Sexualmente Transmissíveis e, no próximo mês, haverá a troca dos temas e, no caso, a Escola São Cristóvão tratará de alimentação.





Texto e Foto: Yara Santos