03 abril 2012

MEIO AMBIENTE: PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVERÁ NOVA ÁREA PARA OS PESCADORES ABRIGAREM SUAS EMBARCAÇÕES




Nesta segunda-feira, 02, o procurador-geral do município de São Cristóvão, Bruno Rocha, esteve reunido com o Superintendente da Secretaria de Patrimônio da União em Sergipe e pescadores, para tratar da decisão da Juíza Federal, Telma Maria Santos, no referente à relocação das embarcações que se encontram aportadas em área de preservação, às margens do Rio São Gonçalo.
A juíza Federal Telma Maria Santos decidiu pela relocação das embarcações, de maneira que a área seja preservada e os pescadores possam se estabelecer num local aprovado pelo IBAMA sem acarretar consequências para o meio ambiente, pescadores e Prefeitura.
Foram realizadas 21 notificações e o Superintendente, Waldemar Bastos Cunha, em companhia do Adjunto, Teófilo Melo, deu início ao cadastramento dos pescadores, para que uma nova área seja encontrada pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, submetida à análise do IBAMA, onde serão guardadas as embarcações.
Os pescadores Daniel Menezes da Paixão, Maurício Arnaldo dos Santos, José Anízio dos Santos, Carivaldo Santos e Djalma dos Santos, proprietários de embarcações que se encontram na área de preservação, aproveitaram para fazer o cadastro e mobilizarão os demais colegas que não compareceram para que se desloquem até a Procuradoria do Município, onde preencherão o cadastro.
O Superintendente deixou claro que o objetivo da decisão é estudar uma maneira, junto com o IBAMA e a Adema – Administração Estadual do Meio Ambiente, de não permitir a devastação do manguezal nem a poluição do Rio São Gonçalo. O cadastro servirá para os pescadores notificados, os quais assumiram a postura de conscientizar os demais para que não construam abrigos para as embarcações nas áreas de preservação.















Texto e Fotos: Yara Santos