12 abril 2012

SEMIDES PROMOVE CURSO DE DOCES NORDESTINOS




Conquistar a independência financeira é um sonho almejado por muitas mulheres. Para as alunas do curso de Doces Nordestinos, o sonho está bem próximo da realidade. Promovido pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Pão da Vida, o curso realizado gratuitamente beneficia cerca de 20 mulheres dos povoados Parque Santa Rita, Country e Recreio dos Passarinhos.
Os encontros realizados três vezes por semana acontecem sob o comando da professora e culinarista Rosana Santana, que há mais de 15 anos desenvolve este trabalho em todo o estado de Sergipe.
De acordo com a professora, o curso é dividido em três fases, sendo que a primeira refere-se a manipulação do alimentos; a segunda fala sobre a estética e o uso adequado das embalagens e a terceira e última fase envolve a parte prática, que é a produção dos doces.
Entusiasmada com a oportunidade, a jovem dona de casa, Maria Edinalva, não vê a hora de ganhar o certificado para montar seu próprio negócio. “Esse curso chegou na hora certa e é através dele que Deus vai realizar os meus sonhos. Assim que finalizar, vou montar meu pequeno negócio e assim poderei ajudar meu esposo e garantir um futuro melhor para meus filhos” afirmou Maria Edinalva.
Já para César Ricardo, o curso é apenas o primeiro de muitos que virão. Entusiasmado o jovem disse que pretende fazer novos cursos para tornar-se um ser humano mais capacitado. “Quero estudar culinária e aprender cada dia mais, eu vou vencer” falou.
O curso não se limita apenas a produção de doces caseiros. Receita de tortas, biscoitos e pães também são ensinadas durante as aulas. “Nós buscamos adequar o conhecimento de acordo com a realidade e necessidade da turma, a meta é fazer com eles saiam daqui capazes de produzir alimentos que gerem renda para si” completou.
Atenta a todas as explicações, Edineide da Silva disse que com o curso ela pretende ajudar ao esposo, que já é padeiro. “Vou auxiliar meu esposo no preparo dos pães e quem sabe incrementar com os doces que estou aprendendo a fazer” disse.
O curso iniciado há cerca de 10 dias, tem carga horária de 50h e será finalizado no final deste mês.



Texto e fotos: Grazziele Santos