11 abril 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO REALIZA I CAMINHADA EM COMBATE À DENGUE



No dia 17 de Abril, a Secretaria Municipal da Saúde de São Cristóvão vai comemorar o Dia D de combate à Dengue, com a realização da I Caminhada em combate ao mosquito Aedes Aegypti. A concentração será às 8h, na Escola Estadual Gaspar Lourenço, localizada no Bairro Apicum, com passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade até o término do trajeto na Praça da Matriz.
São Cristóvão tem registrado altos índices de infestação, por isso a mobilização social tem o objetivo de envolver a população, instituições, as associações de moradores e o Conselho de Saúde, no combate à criação de focos do inseto.
Haverá carro de som e uma programação cultural voltada para a conscientização dos participantes com a expectativa de mobilizar cerca de centenas de moradores na campanha de prevenção contra a proliferação do Aedes Aegypti. Dois pontos de apoio serão montados, onde agentes de saúde e endemias darão orientações aos participantes sobre a identificação de focos do mosquito transmissor da doença.
De acordo com a assessoria da Saúde, o problema apontado por especialistas em Vigilância Epidemiológica é que muitos conhecem, mas não põem em prática as ações contra a dengue, simplesmente ignoram essas informações. Segundo o Coordenador da Vigilância da Saúde Ambiental de São Cristóvão - COVISA, Cleodon Teodósio da Silva, é importante que cada um fiscalize tanto o quintal, quanto o interior de suas residências. “O mosquito da dengue pode se proliferar até em uma chapinha de garrafa”, revela Cleodon Tenório.






Texto: Yara Santos
Arte: Divulgação