18 abril 2012

CULTURA: UNI-DUNI-TÊ FALA SOBRE AS NAÇÕES INDÍGENAS E ENVOLVE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Cristóvão, ao desenvolver o Projeto Uni-duni-tê, na Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, localizada à Praça São Francisco, Patrimônio Histórico-Cultural da Humanidade, aproveitou as datas comemorativas do mês de abril para apresentar a cultura indígena brasileira.
Reunidos na Biblioteca na terça-feira, 17, estudantes da terceira série do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 10 anos do Elic, assistiram à apresentação feita pela Coordenadora da Biblioteca, Rose Mary Barbosa, e a um vídeo-documentário, sobre o Brasil Colonial.
“O projeto Uni-duni-tê do mês de abril tem muitas datas comemorativas a tratar, mas elegemos a cultura indígena para destacar. Utilizamos uma linguagem simples e um material didático acessível para que as crianças possam assimilar e se interessar pela temática que fala sobre a origem do povo brasileiro. Tratamos da riqueza das contribuições das tribos indígenas, com ênfase em Sergipe, onde as nações Gegê e Tupi são as mais conhecidas”, explicou a coordenadora.
A Diretora de Arte e Cultura, Nelma Pereira, também esteve presente durante a realização do Projeto e conversou com as crianças explicando a importância do conhecimento da história do povo indígena e desenvolveu atividades envolvendo-as.
A Programação do mês de abril, formada pela Secretaria de Cultura contemplará os participantes com cinema, exposições, rodas de leitura e conversas, cursos, peças teatrais e encontros na Praça, portanto toda a população está convidada porque de todos, você é o maior patrimônio do município.

Texto e Foto: Yara Santos