17 abril 2012

DENGUE: SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA DIA D EM SÃO CRISTÓVÃO

Com faixas, panfletos, fôlderes e cartazes, o secretário Municipal da Saúde, Thiago Araújo; o coordenador da COVISA, Cleodon Teodósio; profissionais da Saúde; a equipe do CAPS Valter Correia; agentes de endemias; professores e estudantes saíram pelas ruas e avenidas da cidade conscientizando a população que para combater o alto risco de infestação do mosquito da Dengue que São Cristóvão apresenta é preciso cada um fazer a sua parte, começando abrindo as portas para o agente de endemias e não deixando se formar novos focos.
A mobilização faz parte da programação do DIA D, realizado na manhã desta terça-feira, 17, pela Secretaria Municipal de Saúde, com concentração na Escola Estadual Padre Gaspar Lourenço, localizada no Bairro Apicum, seguindo pela Feira Velha, até a Praça São Francisco, onde os estudantes assistiram à apresentação do Grupo Reciclando para o Futuro, do Projovem Adolescente, mostrando que muitas vezes, o que é dispensado pode ser reaproveitado e neste caso em específico, através da música.
O percurso foi monitorado pela SMTT, com o redirecionamento do trânsito, os estudantes levantaram faixas de combate à dengue e distribuíram uma cartilha “Operação Mata Mosquito”, divulgada pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental.
O sol a pino aqueceu a caminhada e após passarem pela Praça da Bíblia, seguiram para a Praça São Francisco, onde depositaram os copinhos plásticos da água, em cestos coletores, fazendo valer a mensagem. Ali, puderam ver de perto a larva do mosquito, através de lupas e novos equipamentos adquiridos pelo município para o combate à dengue.
O secretário Thiago Araújo acompanhou a caminhada e revelou que o município apresenta um quadro de alerta, mas está preparado. “Além da mobilização do DIA D, recebemos o reforço do estado, com mais agentes de endemias; o combate foi incrementado com a compra de camisas, bonés e máquinas; e os Postos de Saúde estão preparados com soro para hidratação e demais remédios necessários”, falou.
Professores do Gaspar Lourenço trabalharam a questão das formas de combate à dengue e junto com os estudantes, confeccionaram cartazes, mostrando que para combater é preciso cada um agir conscientemente prevenindo focos de proliferação do mosquito.
A sociedade civil aderiu à programação e esteve presente para assistir à apresentação do Grupo de Percussão do Projovem, sob o comando do educador Nílson Conceição. A manhã foi de conscientização em São Cristóvão, através de ações do dia a dia, para que a dengue seja combatida.















Texto e Foto: Yara Santos