O primeiro ato do órgão será no Dia Nacional da Mulher, datado de 30 de Abril, quando será realizada uma visita às repartições públicas municipais, com o objetivo de levantar a autoestima das servidoras e conscientizar a todos sobre a temática.
“Buscaremos fortificar as ações somando-nos às atividades da Educação, Saúde, Cultura e Inclusão, no sentido de criar, de fato, uma rede que atenda a mulher, independentemente da idade ou se sofreu violência doméstica. Somaremos forças com a Inclusão, por meio do CRAS, CREAS, do Conselho Municipal de Direitos da Mulher,cuja presidenta é Gilvânia de Souza, pois São Cristóvão registra altos índices de violência contra e, por isso, precisamos pensar grande, criando até, um Dia Municipal da Mulher”, explicou.
Para o mês de Maio, estão previstas atividades em parceria com a Inclusão e com a Educação, nas festividades referentes ao Dia das Mães, aproveitando o serviço realizado pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), através da Secretaria da Assistência Social; Conversa comas Marias e das bonequeiras da Sala dos Saberes e Fazeres, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; além de Palestra sobre a prevenção do Câncer de Mama; através da Secretaria Municipal da Saúde.
Para o mês de Junho, serão executadas visitas à Câmara Municipal, através do Projeto Mulher Melhor, onde será tratada a questão da Mulher na política e em espaços de poder; e no dia 18, Dia do Combate à Violência Sexual, realizar ações junto à Saúde e à Inclusão, voltadas para o gênero.
Ainda neste mês, também será trabalhada a temática da gentileza no namoro, prevenindo a violência nos relacionamentos que, geralmente, evoluem para agressões durante os casamentos, as quais se deparam com o tabu cultural e a retração social, que fazem com que a violência seja encarada com natauralidade, por ou escondida.
Texto e Foto: Yara Santos