01 março 2011

“Ô ABRE ALAS, SÃO CRISTÓVÃO VAI PASSAR”

Pelas ruas da quarta cidade mais antiga do país, São Cristóvão, o colorido das bandeirolas, estandartes, fitilhos e notas musicais anunciam para todo o mundo a festa do calendário brasileiro que, segundo os boêmios, marca o ‘início’ do ano, o 7° Carnaval dos Carnavais.

“Ô Abre Alas, São Cristóvão vai Passar”. É com este enredo, que os sancristovenses têm se deparado na Praça Getúlio Vargas, a Praça da Matriz, em meio a homenagens prestadas a carnavalescos e demais ilustres do município, como ‘Dona Zil’; ‘Dinho do Dumbo’; ‘João Bebe Água’; ‘Dona Biu; e ‘Mestre Satu’.

No período de 05 a 08 de março, a programação do Carnaval de São Cristóvão apresentará atrações no Pólo Tradição, na sede do município; Pólo Folia, no Eduardo Gomes e Rosa Elze; Pólo Luiz Alves; Pólo Carnabica, na Bica dos Pintos e Pólo Rita Cacete, onde blocos, desfiles, bandas musicais e muitos arrastões.

A praça em tons de vermelho, verde, amarelo, rosa, branco e azul, traz ao centro um grande sombreiro, nas mesmas cores, enfeitando o poste no modelo utilizado tradicionalmente pelos passistas do frevo, em companhia de notas musicais como Sol e Fá, básicas para a execução de uma boa marchinha.

Os familiares, amigos, estudantes e, até, a população que faz cooper matinal sentem no clima uma São Cristóvão mais leve, em ritmo de carnaval, aproveitando a deixa para homenagear os ícones da cultura e história locais, que fazem da cidade, patrimônio cultural nacional.

O Projeto Ornamental foi elaborado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, órgão que vislumbrou adicionar elementos do folclore, os tradicionais bonecões, completamente reformados. Além, do novo bonecão, construído em homenagem ao Sr. Jorge e a homenagem prestada à Chiquinha Gonzaga, uma mulher a frente do seu tempo.

O projeto de decoração carnavalesco estende-se por todo o município, contemplando os sancristovenses da região do grande Rosa Elze e da sede com um colorido todo especial no percurso dos blocos.

Texto: Yara Santos

Foto: Grazziele Santos