21 março 2011

PROJOVEM ADOLESCENTE TRABALHA RECICLAGEM DANDO VIDA E MUSICALIDADE AO QUE SERIA LIXO

Programa Federal realizado através da contrapartida da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, o Projovem Adolescente tem como objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e, em nosso município, a quantidade de inscritos com idades entre 15 e 17 anos chama a atenção para o sucesso da metodologia aplicada pela equipe.
Na tarde desta segunda-feira, 21, véspera do dia da água, reunidos na casa do Iphan, oficineiro e educadora social receberam os participantes do Projovem Adolescente da sede do município, o qual permanece com inscrições abertas até o mês de abril. Cheios de energia, inquietos, os adolescentes se encantaram com a proposta apresentada pelo ofineiro de música, Edivanílson Conceição de Andrade, responsável pelo projeto que intitulou como “Projovem Adolescente Música e Vida”.
O oficineiro trabalha a musicalidade dos adolescentes, dando vida aos sons dos batuques percussivos, com o qual se identifica a maioria. “Temos hoje uma turma formada por 40 inscritos, sendo apenas quatro da antiga, que ainda não completaram 17 anos, e a maioria novato. Nossos horários estão distribuídos entre segundas e terças-feiras; quartas e quintas-feiras; manhã e tarde, contando com a atenção da educadora social, oficineiros (música e teatro), e do psicólogo. Este ano, vamos trabalhar a música percussiva, através de material reciclável, que vamos recolher na comunidade, para abordar a temática da preservação ambiental e da própria música em suas variadas nuances”, explicou.
A educadora social, essencial ao processo teórico e conscientizador das propostas aplicadas através das oficinas, Maísa Araújo Santos Barroso, explicou logo no início do encontro com os novatos, que para permanecer no programa é preciso manter, no mínimo, 76% de freqüência e apresentou o tema que será trabalhado junto aos adolescentes. “Esta semana, trabalharemos a “Sustentabilidade e o Material reciclável”, pois fala-se muito em água e camada de ozônio, mas se levarmos os adolescentes a entrar em contato com a natureza, atingiremos o entendimento de cada um, dentro da realidade de sua comunidade”, disse.
Ainda na fala da educadora social, que utiliza a conversa e os questionamentos como metodologia para envolver os adolescentes, foi possível compreender que em parceria com os demais oficineiros, já foram trabalhados temas como o crack; sexualidade; problemas familiares; problemas com a comunidade; drogas lícitas e ilícitas, além, do que está para ser trabalhado, a exemplo da sustentabilidade; vícios da internet; o booling; e meio ambiente.
“O projeto de trabalhar o que se chama de lixo e transformá-lo em luxo surgiu da minha própria conscientização, quando na reforma de minha casa, ocupei ambientes com recicláveis, fazendo pufs para os quartos dos meus filhos, feitos de pneus de automóveis, por isso acho que os adolescentes também podem despertar para a reciclagem, preservar o meio ambiente e dar asas à imaginação, por isso na próxima quarta-feira, 23, eles trarão garrafas Peti para a oficina de artesanato, onde aprenderão como transformar o que seria lixo, em algo de utilidade”, concluiu.
Agenda
O grupo ensaiará um repertório afro, através do qual deverá afinar os batuques nos baldes, garrafões, latas de tinta e demais recicláveis que encontrarem para fazer música para apresentar no Dia das Mães, 05 de Maio, a ser realizado pela Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, na Praça São Francisco.

Texto e foto: Yara Santos