A Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), realiza atividades importantes para o fortalecimento dos vínculos dos assistidos com a família e a comunidade. Na manhã desta quarta-feira, 23, o Projeto Pinóquio, iniciado ontem, com a turma dos adolescentes (de 12 a 21 anos) assistidos, foi desenvolvido com a turma de crianças (de 0 a 11 anos e 11 meses). Para formar as turmas, a coordenação do Creas leva em conta a idade dos assistidos e o horário em que estudam na escola. O Projeto Pinóquio tem o objetivo de tratar da mentira e da importância da freqüência escolar. “Ao total, o centro possui quatro grupos, sendo dois de adolescentes e dois de crianças. Cada dia é trabalhado um tema com um grupo, priorizando o fortalecimento dos vínculos familiares e consequentemente a qualidade de vida dos participantes, ou seja, não trabalhamos apenas temas voltados para o emocional, mas orientamos os estudos da higiene pessoal e o relacionamento interpessoal e para a próxima semana, trabalharemos uma temática que será escolhida pelos adolescentes”, explicou a coordenadora do Creas, Ana Angélica. Na fase entre cinco e sete anos, as crianças tendem a usar a mentira para se proteger de uma possível repreensão dos pais ou mesmo, por fantasia. Por isso, a psicóloga Milena Machado Barreto, explica que a atividade aplica a psicologia do desenvolvimento. “A mentira não é patológica na fase dos cinco aos sete anos, mas uma fase que não deve persistir para que não se transforme num problema, pois se a fase se prolongar, um especialista deve ser procurado, já que é um indicativo de que a criança utiliza a mentira fantasiosa porque o seu desenvolvimento parou”, alertou. Foi posto um áudio da história do Pinóquio para que cada criança e adolescente pudesse, em seguida, imaginar o seu próprio personagem. No dia 31 de março, as mães participarão da palestra com o tema: “A importância de ser mulher e ser mãe na sua vida e na vida de sua família”. “O encontro ocorrerá às 14h, no Creas, pois este o melhor horário para as donas de casa”, concluiu a coordenadora do Creas. O projeto contou com a equipe do Creas, formada por psicólogas, assistentes sociais e auxiliares administrativos, possibilitou a abordagem da importância da freqüência escolar e as conseqüências da evasão escolar.
Texto e foto: Yara Santos