17 março 2011

CRIANÇAS DO PETI E DO CREAS PARTICIPAM DE PASSEIO HISTÓRICO

Uma manhã histórica! É dessa forma que pode ser descrita a última quarta-feira, 16, quando a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), proporcionou aos assistidos uma visita aos pontos históricos de Aracaju, que completa, hoje, 156 anos como capital de Sergipe.

Foram contemplados os assistidos pelo Peti da sede e dos povoados Cabrita, Parque Santa Rita, Aldeia, além das crianças assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Creas), totalizando cerca de 100 crianças. Antes de saírem em visitação aos pontos, as crianças do Peti e do Creas tomaram um belo café da manhã.

Os pontos visitados em São Cristóvão, foram a Praça São Francisco e o Museu Histórico de Sergipe; e na capital, o Alto da Colina do Santo Antônio; os Mercados Municipais; a Praça Fausto Cardoso; a Ponte do Imperador; e a Orla de Atalaia, onde o passeio monitorado pelos educadores e guiado pelo professor de teatro do Peti, Rogério Santos Alves, foi finalizado com lanche e muitas informações culturais.

A temática da transferência da capital, de São Cristóvão para Aracaju, comemorada neste 17 de Março, está sendo trabalhada com as crianças assistidas pelo programa durante toda a semana. A ideia de proporcionar o passeio para as crianças foi da coordenadora do Peti, Sandra Regina Lima Rozendo.

“Proporcionamos o passeio porque o Peti trabalha com o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e, sendo as crianças assistidas, filhos da terra, é importante que elas saibam a importância da sua cidade histórica”, explicou.

Chegando à capital, as crianças se encantaram com a beleza da igreja da Colina do Santo Antônio, onde fizeram fotos, numa interação entre crianças de diversos povoados e educadores de programas diferentes. Algumas delas nunca haviam visitado a capital a passeio, o que tornou a oportunidade ainda mais especial.

O educador de teatro, Rogério, utilizou um apito para chamar a atenção das crianças para que as informações sobre a transferência da capital, de São Cristóvão para Aracaju, e a importância de cada um dos pontos visitados fossem absorvidas pelas crianças e adolescentes. O passeio foi finalizado na Orla de Atalaia, onde os pequenos ficaram encantados com a cor do mar e com as estátuas das personalidades.

Texto e Foto: Yara Santos