31 março 2011

PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO ESTÁ ENGAJADA NA CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DO CÂNCER DE SERGIPE







Secretários, colaboradores e demais sancristovenses receberam a Caravana “Unidos pela Vida” num ato de cidadania



Nome completo e o número do R.G ou do CPF. Foram bastante para o exercício da cidadania na tarde de ontem, 29, quando a Caravana “Unidos pela Vida” chegou ao município de São Cristóvão. O grupo foi recebido por secretários municipais, personalidades religiosas e culturais, estudantes, feirantes, além da população em geral que se fez presente à manifestação e assinaram o abaixo-assinado em prol da construção do Hospital do Câncer em Sergipe.


A medida que já recebeu o pontapé inicial quando o senador Eduardo Amorim (PSC/SE), esteve deputado federal e apresentou uma emenda, que resultou no recurso de R$ 20 milhões para a implantação do hospital.


À frente da organização da Caravana, o jornalista Francisco Ferreira, informou que os 75 municípios serão visitados para arrecadar as assinaturas no intuito de sensibilizar o Governo Federal para que a solicitação dos sergipanos seja atendida.


“A mobilização teve início há 15 dias e se estenderá até o final do mês de abril. Instalaremos urnas na Câmara Legislativa de São Cristóvão, envolveremos as escolas, os espaços religiosos e os meios de comunicação, pois a emenda foi aprovada em 2010 e precisa ser empenhada, sendo que o período segue até maio deste ano. Tentaremos sensibilizar o ministro da Saúde e moveremos as Câmaras Municipais para gerar um grande número de moções solicitando a construção. O Estado está mobilizado e paralelo a isso, a caravana está unida pela vida”, explicou Francisco Ferreira.


No município de São Cristóvão, toda a Prefeitura mobilizou-se, oferecendo suporte para que a arrecadação das assinaturas ocorresse com sucesso. Secretários e colaboradores do município ajudaram no esclarecimento da população, que abraçou a causa de coração, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos. Presente ao ato cidadão, o secretário da Fazenda, Paulo Roberto dos Santos, recebeu a comitiva em São Cristóvão e assinou o abaixo-assinado. “A Caravana chegou hoje, mas a campanha continua nas escolas e nas comunidades”, disse.


Segundo Francisco Ferreira, a construção está estimada em R$ 80 milhões. “Se cada parlamentar puser a sua emenda, ao final haverá recursos para a construção do Hospital do Câncer. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) informou que em 2012, surgirão mais dois mil casos de câncer no país, por isso precisamos oferecer tratamento às pessoas já que nem todos têm condições de se deslocar ao Sul do país, onde estão os grandes centros de tratamento, cuja permanência excede os três meses, para o tratamento inicial”, disse.


Num ato de cidadania, os educadores do Projovem da sede levaram os adolescentes para assinar o abaixo-assinado e dentre as opiniões dos adolescentes, algumas chamaram a atenção.


“É bom ter um Hospital do Câncer no estado e se eu pudesse conversar com a presidente Dilma Rousseff, pediria para que ela contratasse mais médicos para ajudar as pessoas”, disse Emanuele Thaís da Silva, 16, beneficiária do Projovem.


“Se o Hospital do Câncer for em São Cristóvão, será melhor ainda, pois a Saúde é a nossa maior riqueza”, disse Arthur Andrade dos Santos,14, beneficiário do Projovem.


Engajados na manifestação, colaboradores também emitiram suas opiniões. “Quem tem dinheiro vai se tratar em São Paulo, mas o povo de Sergipe tem que abraçar a causa para ver se vem o recurso para o hospital. Se o povo se sensibilizar, as autoridades irão atender a solicitação”, disse Advanílson Castor da Silva, da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água.


“Se o Hospital for construído, não vai ser preciso o deslocamento das pessoas para outros estados, por isso todos têm que se unir para conseguir e quando o povo participa, a força da manifestação aumenta”, disse Douglas Santos, voluntário da Fundação Zezinho da Everest.


A Prefeitura Municipal de São Cristóvão está engajada pela aprovação da construção do Hospital do Câncer em Sergipe e Unida pela Vida, oferecendo qualidade de vida.



Texto e foto: Yara Santos