19 março 2011

PROCISSÃO DOS PENITENTES ARRASTA MILHARES DE FIÉIS PELO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO CRISTÓVÃO

A Procissão de Nosso Senhor dos Passos atinge seu ápice neste sábado, com a procissão dos penitentes. A cidade já está completamente cheia. E depois da missa rezada pelo bispo auxiliar de Aracaju, teve início uma das maiores procissões do país. Gente de todas as partes vem, ano após ano, a São Cristóvão e aguardam ansiosamente esse momento.
Em estado de graça, mais de duas mil pessoas caminham seguindo as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora. As imagens partem da igreja do Carmo e circulam por todo o centro histórico até chegarem em frente à igreja da Matriz. No percurso,os fiéis oram, cantam, pagam promessas, agradecem.
O senhor Rosinaldo Fontes, 46 anos, é uma dessas pessoas. Natural de Lagarto, na região Centro-Sul do estado, devoto do Senhor dos Passos desde que se entende por gente, Sr. Rosinaldo não sai de perto do andor que traz a imagem do santo. Há seis anos o lagartense é um dos que carregam a imagem púrpura de Nosso Senhor. No entanto, há muito mais tempo participa da sacra festa sancristovense.
“Meus pais e avôs me trouxeram pela primeira vez quando tinha dois anos. Isso significa que participo da procissão há exatamente 44 anos e não pretendo largar esse andor enquanto Deus me der saúde”, diz. Seu Reginaldo veio de Lagarto com a família e uma caravana de mais de cinqüenta pessoas num ônibus fretado. E afirma que outros ônibus partiram da cidade. “O povo de Lagarto tem uma ligação muito forte com Senhor dos Passos. Isso é um orgulho pra mim”, conta.
A devoção pode ser encontrada de diferentes formas em festas religiosas, como a do Senhor dos Passos. O caso de Dona Joselita de Jesus foi dramático. A dona de casa de Arauá conta que precisou ver a filha recém nascida lutar pela sobrevivência, para despertar sua fé incondicional em Nosso Senhor.
“Minha filhinha nasceu com um caroço na cabeça e não conseguia médico para operá-la. Batalhei muito até conseguir. Foi nesse tempo que me apeguei a Nosso Senhor dos Passos. Depois que ela foi operada, nunca mais voltamos a sofrer”, conta emocionada. Os relatos são inúmeros. A fé toma conta da cidade.
Para o prefeito Alex Rocha, que faz questão de acompanhar a procissão até o final, o exemplo dessas pessoas deveria ser seguido por todos. “A fé dessas pessoas deveria ser tomada como exemplo. É muito bonito olhar para São Cristóvão e vê-la assim, tomada por pessoas que carregam consigo o amor por Nosso Senhor”, diz.

Texto: Gabriel Cardoso
Foto: Grazziele Santos