16 março 2011

SAÚDE MENTAL REINAUGURA ‘PROJETO VIVER’

Na tarde da última segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação Municipal de Saúde Mental, reinaugurou o ‘Projeto Viver’. O evento foi realizado no Posto Municipal Valadares, onde contou com a presença da coordenadora de Saúde Mental de São Cristóvão, Edjane Mendes, do psiquiatra Dr. Davis Farias, profissionais da unidade de saúde e demais pacientes.
“Esta sala deve ser implantada também no Mariano Nascimento, onde Dra. Gilvanda atende toda a quarta, à tarde. O CAPS de referência é o do João Bebe Água”, explicou.

Projeto
Foco no cidadão de São Cristóvão, que é usuário do serviço do consultório de psiquiatria, que está dentro da área da saúde mental. Antes da consulta com o psiquiatra, o usuário passa pela sala de acolhimento terapêutico, onde vivenciam dinâmicas, técnicas de relaxamento e relações humanas.
Outro objetivo é a produção de saúde, redução do uso de psicotrópico e desmistificar o preconceito que gira em torno da loucura, estimulando a criação de um ambiente propício ao tratamento e prevenção.

Estrutura
Oferecemos um espaço de criação de artes com profissionais da rede de São Cristóvão como os técnicos do CAPS Valter Correia e da Secretaria da Saúde.

Estratégia de Intervenção
Acolhimento grupal; orientar para garantir o acesso à Saúde; e possibilitar a autonomia efetiva, material e social do usuário.

Texto: Yara Santos