23 março 2011

ALISTAMENTO MILITAR É UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA, EXERÇA A SUA!

“Apesar de ser dispensado, o documento de Certificação de Alistamento na Junta Militar é necessário para que o brasileiro exerça a sua cidadania”. No município de São Cristóvão, a Junta Militar está localizada no prédio da Secretaria Municipal da Cultura, localizado à Rua Pereira Lobo, n° 46, em frente ao INSS, onde o alistamento teve início no terceiro dia útil de Janeiro e estende-se até 30 de abril, sem multas.
Segundo o agente alistador, Genisson dos Santos Correia, responsável pela frase que inicia o texto, em comparação a 2010, neste mesmo período, a procura pelo alistamento este ano está baixa. “Neste mesmo período no ano passado, tínhamos 280 alistados, sendo que esse ano temos 240”, comparou o agente.
O agente explicou, também, que a baixa procura deve-se ao número de feriados do calendário nacional, do não funcionamento do posto de alistamento do Conjunto Eduardo Gomes, e do desconhecimento do endereço do Posto da sede do município. “Quem reside em São Cristóvão, só pode se alistar aqui no município”, confirmou Genisson.
Para solucionar o problema, o secretário da Junta, Luís Carlos Freire França, deve investir em divulgação em veículos de comunicação de massa sobre o prazo de alistamento, do endereço da própria Junta Militar. Os nascidos no ano de 1993 alistam-se até 30 de abril, pagando uma taxa mínima de R$ 2,84, porém os que têm idade superior a 18 anos pagarão, além da taxa uma multa equivalente ao mesmo valor.
Para que o cidadão brasileiro possa trabalhar com carteira assinada, participe de concursos, e em outras situações, é necessário o Certificado de Alistamento. “É importante que aos 18 anos, o jovem faça o seu alistamento, pois posteriormente, se for preciso com urgência, pode demorar. Se o título eleitoral for feito depois dos 18 anos, o Certificado de Alistamento será obrigatório. “Não existe limite de idade para o alistamento, sendo que até os 45 anos de idade, o alistamento é necessário para que o cidadão possa trabalhar regularmente”, finalizou o agente alistador.

Documentos
São necessárias duas fotos em formato 3X4 recentes, sem acessórios (piercings, gargantilhas); comprovante de residência; R.G. ou Certidão de Nascimento originais.

Horário
A Junta Militar funciona na Rua Pereira Lobo, n° 46, na sede do município, das 7h às 12h. Não é permitida a entrada na Junta Militar, trajando bermuda.

Texto: Yara Santos