14 março 2011

PREFEITURA E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA DISCUTEM ÚLTIMOS DETALHES DA PROCISSÃO NOSSO SENHOR DOS PASSOS


Na manhã desta segunda-feira, 14, o secretário chefe de gabinete, Valdione Sá, recebeu no salão nobre da Prefeitura Municipal representantes da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. A reunião buscou definir os últimos acertos para a realização do maior evento religioso do estado, e um dos maiores do Brasil: a Procissão de Nosso Senhor dos Passos.
A Paróquia faz parte do grupo de colaboradores da Prefeitura na organização da festa. Durante o encontro, foram mencionados pontos fundamentais como infraestrutura e a segurança do evento que começa nesta sexta-feira, dia 18, e termina no domingo, 20. “Logo a cidade passará por uma grande transformação que acompanha a chegada dos romeiros e vendedores”, destacou Valdione.
A transformação a que o secretário chefe de gabinete se refere diz respeito aos enfeites e à iluminação da cidade durante o júbilo, além dos ‘acampamentos’ montados pelos peregrinos do Senhor dos Passos e das tendas e barracas dos comerciantes armadas nas ruas da cidade.
Diante deste cenário, cresce a preocupação da Prefeitura em oferecer condições para que a festa aconteça sem maiores problemas.
“Se não fosse a integração entre as secretarias municipais, o poder público estadual e a paróquia seria muito difícil fazer da festa de Passos um dos maiores eventos religiosos do país”, afirmou o secretário chefe de Gabinete durante a reunião. Depois lembrou do suporte oferecido pelas secretarias.
“A Semed, por exemplo, disponibiliza escolas como ponto de repouso dos romeiros. A inclusão social, por sua vez, fornece lanches reforçados e a Secretaria Municipal de Saúde [SMS] prepara todo um aparato para o atendimento dos participantes”, disse.

Segurança

Outro ponto de destaque na reunião foi a segurança do evento. Assim, também estiveram presentes dois representantes da Polícia Militar (PM). No entanto, mesmo com o fim da reunião, no final da manhã, não houve uma posição definitiva em relação ao quantitativo que seria enviado à festa.
Só alguns minutos após o término do encontro, chegou às mãos do secretário Valdione Sá um plano de operações definitivo da corporação. “A PM se comprometeu a enviar 112 policiais para fazer a segurança da festa”, disse. Estima-se que mais de 200 mil pessoas circulem por São Cristóvão nos três dias do evento.

Texto e foto: Gabriel Cardoso