18 março 2011

CAMELÔS COMERCIALIZAM DURANTE PROCISSÃO DO NOSSO SENHOR DOS PASSOS

Todos os anos, durante a Procissão do Nosso Senhor dos Passos, realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, vendedores de diversos estados se dirigem à cidade histórica, onde comercializam seus itens.
Na popular ladeira da Prefeitura, camelôs organizados dos dois lados, que vêm em sua maioria da cidade Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, onde comercializam na maior romaria do Brasil, ao Padre Cícero, esperam que em São Cristóvão a romaria ao Nosso Senhor dos Passos, por ser a maior do estado e a segunda do país, realizem grandes vendas entre os romeiros que lotam a cidade.
Há mais de 10 anos, as comerciantes Maria do Socorro Santos Silva e Carmem Silva Fernandes, originarias da cidade de Juazeiro do Norte, vêm a São Cristóvão vender seus produtos e exercer a sua fé.
“Vendemos artigos religiosos, como terços, rosários, escapulários, e quadros de imagens. Este ano, pretendemos vender mais do que em 2010. Também aproveitamos para praticar a nossa fé e hoje vamos visitar o santo na igreja”, falou Maria do Socorro, que declarou-se encantada com a Procissão.
Há menos tempo, mas também satisfeitos por participarem, os cearenses Miguel Severino Gonçalves e José Pedro Sobrinho, vêm a São Cristóvão há cinco anos, onde comercializam artigos folheados a ouro. “Depois dos festejos a Padre Cícero, saímos pelo país, e vendemos rosários, terços, chaveiros de Nosso Senhor dos Passos, além dos artigos folheados a ouro e este ano, a segurança está ainda maior, o policiamento já está acontecendo e sentimos mais tranquilidade para vendermos”, disse Sr. Miguel.
Em meio à diversidade dos artigos comercializados, Dona Maria Vicentina da Silva, há 15 anos participa da Festa do Nosso Senhor dos Passos, onde é querida por todos os colegas cearenses e por quem visita a sua banca. Ao invés de vender produtos religiosos, a cearense faz a diferença e une a fé ao conhecimento das ervas medicinais.
“Venho há 15 anos à Festa do Nosso Senhor dos Passos, e comercializo ervas medicinais para curar inflamações e outros problemas, por isso trago flor da índia, óleo de pequi, bálsamo do Padre Cícero e outras ervas”, disse a simpática vendedora.
A Procissão do Nosso Senhor dos Passos, do município de São Cristóvão, faz parte do calendário cultural brasileiro, movendo uma multidão de fieis, que realizam as mais diversas manifestações em agradecimento às graças alcançadas ou fazendo seus pedidos. A Prefeitura Municipal de São Cristóvão oferece água, alimentação, banheiros químicos, posto médico, segurança e total cobertura do evento.

Programação

Sábado- ( 19/03/2011)
15h- Confissões na Igreja do Carmo
17h- Missa na Igreja do Carmo
19H- Missa Campal na Praça do Carmo
20h- Procissão de Penitência

Domingo- (20/03/2011)
Missas:
Matriz: 06 e 10h
Igreja do Carmo: 07, 08h30min, 10h30min, 12h
Igreja do Rosário: 09h
Igreja Amparo: 11h
Via Sacra: 14h
16h- Procissão do Encontro
17h- Missa de Encerramento (Praça do Carmo)

Texto e foto: Yara Santos