26 novembro 2011

INCLUSÃO REALIZA CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO CRISTÓVÃO

Na manhã desta sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal da Inclusão e do Desenvolvimento Social de São Cristóvão, através de sua rede de proteção, realizou a Caminhada da Consciência, levando uma mensagem de paz, em combate a todo o tipo de preconceito, enaltecendo as contribuições do povo índio, europeu e negro.
Concentrados na Praça da Bandeira, crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti; idosos do projeto Melhor Idade; profissionais da assistência social, psicologia do CREAS e do CRAS e educadores sociais da rede, seguiram pelas ruas do Centro Histórico, ao som dos adolescentes do Projovem, do Projeto ‘Reciclando para o futuro’, uma oficina percussiva, feita com material reciclável, sob a orientação do educador social, Nilson Conceição.
As crianças do Peti e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) apresentaram os trabalhos realizados a partir de palestras sobre a Consciência Negra, comemorada no dia 20 de novembro, tendo como referencial desta luta ‘Zumbi dos Palmares’, um herói negro brasileiro que pregou a igualdade entre os povos e plantou a semente da justiça social.
A caminhada foi prestigiada por conselheiros do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Secretaria Municipal do Planejamento e Orçamento; Secretaria Municipal da Agricultura; Assessoria de Comunicação de São Cristóvão; com o apoio logístico da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão.
Vestidos numa camisa com a mensagem de paz, respeito à diversidade seja étnica, religiosa, de gênero ou de orientação sexual, os participantes seguiram ao som da percussão, em direção da Praça Getúlio Vargas. Os idosos deram um show de vitalidade e mostraram que com qualidade de vida, a terceira pode ser a ‘melhor idade’.
Ao passar pela lateral da Praça São Francisco, houve uma concentração, onde o título de patrimônio Mundial atribuído pela UNESCO foi agradecido ao povo negro, responsável pela civilização do país e, conseqüentemente, da construção da praça, assim como de outros prédios históricos.
Ao chegar à Matriz, o movimento apresentou a música como uma das expressões do povo negro mais universais, no sentido de unir todas as linguagens, o que favoreceu a mensagem de paz.
Na próxima sexta-feira, 02 de dezembro, a Caminhada da Consciência será realizada no Conjunto Eduardo Gomes, com concentração em frente à Igreja do Loreto, a partir das 08h da manhã, quando toda a população estará convidada.


Texto e Foto: Yara Santos