11 novembro 2011

BAILE DA PRIMAVERA ANIMA IDOSOS

O espaço amplo e muito arborizado foi o cenário escolhido para a realização do Baile da Primavera, comemorado na tarde de ontem, 10, pelos idosos que fazem parte do grupo da melhor idade de São Cristóvão. Promovido pela Secretaria da Inclusão e do Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência e da Assistência Social (Cras) o baile reuniu cerca de 100 idosos entre participantes do grupo Jesus te Ama, do Eduardo Gomes e Melhor Idade da sede do município.

Formando pares ou mesmo sozinhos, vovós e vovôs foram contagiados pelogrupo Júnior do Cavaco e Cia do Choro, que deram um show de alegria e talento. Entusiasmados pelos ritmos variados tocados pelo quinteto, a exemplo do fórro e do samba, o grupo não ficou parado um só instante.

A festa foi idealizada pelos próprios participantes, que todas as quintas-feiras reúnem-se no salão Paroquial da Igreja do Loreto, no conjunto Eduardo Gomes, para assistir palestras socioeducativas e praticar aulas de dança, que por sinal eles adoram. Slaine Dorea, coordenadora do Cras, explica que os idosos amam dançar e sempre solicitam ao Cras festa com banda. “Nós fizemos uma festa há cerca de dois meses, intitulada Festa dos Anos 60, foi muito divertido e eles gostaram muito” conta.

Toda a festa foi preparada pensando nos idosos, desde a estrutura do espaço, alimentação até o repertório musical. “Tudo aqui é feito pensando neles, nós queremos que eles percebam e sintam o quanto são amados e importantes para nós” completa a coordenadora.

Heverton Ramon, assistente social que acompanha o grupo informou também, que dias antes da festa os idosos participaram de uma dinâmica, que falou sobre a valorização. Ramon explica que atividade como estas servem como um estímulo para os idosos, onde proporciona o lazer e a interação entre o grupo.

“Os idosos se dedicam, ou parte deles, a cuidar dos filhos e netos e esquecem que eles ainda estão vivos e têm muitas coisas para aprender, viver e ensinar para nós. Antes muitos não queriam participam e quando eles vinham aos encontros nós percebíamos que eles estavam tristes, desmotivados. As festas despertam exatamente o contrário, faz com que o idoso se arrume e que esteja motivado a viver bem.

O baile só parou para o lanche, mas logo em seguida o grupo invadiu o salão e arriscou até coreografias. Estava programado um desfile para a escolha da rainha da primavera, mas devido à impossibilidade de algumas concorrentes comparecerem ao evento, o desfile foi cancelado e o prêmio sorteado entre os presentes.

Texto e foto: Grazziele Santos